Sete shows inesquecíveis das últimas edições da Virada Cultural

Redação Publicado em 17/05/2013, às 14h16 - Atualizado em 18/05/2013, às 12h25

Já se passaram nove anos desde a primeira edição da Virada Cultural. O evento já é um dos principais marcos do calendário paulistano graças a memoráveis shows durante todos esses anos. Relembre aqui alguns deles.
Rogério Motoda

“A mais completa tradução” de “Sampa” subiu ao palco Júlio Prestes para dar início à Virada Cultural de 2011. Com os inúmeros hits de sua carreira e uma língua afiada com sempre, Rita Lee criticou a classe política e colocou uma multidão para celebrar sua obra. Leia mais.
A celebrada banda norte-americana de surf rock instrumental Man or Astro-man? ganhou o público em 2012 com chuva de riffs e performance empolgante. O show contou ainda com instrumentos inusitados e incinerações em pleno palco. Veja fotos do show.
Em 2012 o show mais aguardado era de Gilberto Gil, responsável por encerrar o evento. O ex-ministro montou repertório para representar toda a sua carreira – do baião ao reggae. Leia mais.
O mais triste dos episódios da Virada Cultural. Pouca gente prestou atenção no que os Racionais fizeram no palco diante de uma confusão generalizada nas ruas da Sé que afastou o grupo do evento até este ano – Mano Brown e sua turma sobem ao palco Júlio Prestes no domingo, 19, às 15h.
Outro símbolo paulistano é o Titãs, e com bandeiras do estado de São Paulo a banda subiu ao palco em 2012 para comemorar 30 anos de carreira e relembrar, principalmente, o disco Cabeça Dinossauro, um dos mais marcantes do rock brasileiro. Leia mais.
Wando, o rei das calcinhas, fez memorável apresentação no Largo do Arouche na edição de 2009. Bem-humorado, ele não parou de brincar com o público e, claro, relembrou algumas de suas canções como “Fogo e Paixão”, sempre cercado por peças íntimas que voavam a todo momento.
O caos tomou conta da Virada Cultural 2012 quando os norte-americanos do Suicidal Tendencies subiram ao palco na avenida São João. O público derrubou a grade que o separava da banda e fez tamanha festa que as imagens registradas viraram clipe da canção “Cyco Style”. Veja fotos do show.