Relação entre o hip-hop e a moda é tema do documentário Fresh Dressed

Dirigido por Sacha Jenkins, o filme conta com depoimentos de nomes como Kanye West e Riccardo Tisci

Redação Publicado em 31/01/2015, às 11h08

Fresh Dressed
Reprodução/Vídeo

O hip-hop é a bola da vez no festival de cinema de Sundance. Com a exibição do longa-metragem Dope e do documentário Fresh Dressed, o gênero musical conquista uma posição central no aclamado evento norte-americano. No entanto, os amantes da moda tem motivos pra comemorar: o documentário relata a evolução do movimento hip-hop a partir da ótica da moda. O filme estuda como a moda é capaz de influenciar a música e vice-versa.

Como o fotógrafo nova-iorquino Jamel Shabazz retratou os primórdios do movimento hip-hop

Dirigido por Sacha Jenkins, o documentário contém precioso acervo de vídeos e entrevistas. De forma habilidosa, Jenkins discute questões raciais, as raízes criativas do rap e como a moda nas comunidades pobres dos Estados Unidos se tornou uma força de expressão.

As dez maiores brigas da história do rap

O diretor conversou com mais de 70 personalidades do mundo da moda e da música, desde a década de 1970 até os dias atuais. Há depoimentos de nomes como Kanye West, Riccardo Tisci, Pharrell, Nas e Damon Dash. Segundo o cineasta, as entrevistas oferecem percepções diversas sobre uma construção cultural.

Retrospectiva 2014: os melhores momentos do hip-hop

Apesar do longo histórico, as pontes entre hip-hop e moda nunca estiveram tão sólidas. Da colaboração de Tisci para Watch the Throne ao lançamento da linha de roupas de Kanye West em colaboração com a Adidas. O documentário Fresh Dressed é um projeto muito atual.

O documentário será exibido pela CNN nos Estados Unidos ainda em 2015.

Assista ao trailer de Fresh Dressed:

Clip 1 What Does It Mean To Be Fresh Dressed from USA Studios on Vimeo.