Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tyler, The Creator se apropria de símbolo nazista para discutir homofobia em camiseta

Rapper já foi criticado por declarações preconceituosas

Redação Publicado em 08/05/2015, às 14h50 - Atualizado às 15h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto da campanha da Odd Future. - Divulgação
Foto da campanha da Odd Future. - Divulgação

A relação entre Tyler, The Creator e a comunidade LGBT não chega a ser conflituosa. No entanto, é muito confusa. O jovem rapper foi acusado de ser homofóbico em diversas oportunidades. Agora, adicionando mais um ingrediente ao enrosco, Tyler lançou na quinta, 7, uma camiseta com uma mensagem contra a homofobia.

Como o fotógrafo nova-iorquino Jamel Shabazz retratou os primórdios do movimento hip-hop.

Em imagem divulgada no Tubmlr do cantor, o rapper aparece de mãos dadas com outro homem. A camiseta se apropria de um símbolo neonazista, uma cruz popularizada pelo site Stormfront, tradicionalmente acompanhada do escrito “White Pride World Wide” (Orgulho Branco Mundial, em tradução livre). O produto, entretanto, preencheu a cruz com as cores do arco-íris e, ao redor, lê-se “Golf Pride World Wide”, substituindo a menção à raça ariana pela palavra "Golf", pela qual o rapper se refere ao Odd Future, coletivo de hip-hop do qual faz parte.

Mestre do Canão: importância do rapper Sabotage para o hip-hop nacional é tema do documentário.

Recentemente, Tyler foi criticado por Tegan & Sara pelo uso da expressão “faggot” (viado, bicha) em uma das músicas do rapper. Em resposta, o cantor se explicou: “Tenho muitos fãs gays, um dos meus melhores amigos é gay (o também rapper Frank Ocean), e nenhum deles vê o emprego desse termo como ofensivo, então eu não sei. Se isso os ofendeu, não há o que questionar, foi o que aconteceu. Se você me chamar de “nigga” (termo usado de maneira pejorativa para se referir a negros), eu realmente não ligo, mas sei que esse sou eu, não posso generalizar. Muita gente se incomoda, eu não dou a mínima”.

A camiseta faz parte de uma coleção lançada pelo Odd Future, que pode ser vista aqui.