Ouça dez faixas para entender o som do Four Seasons

Redação Publicado em 26/06/2014, às 18h03 - Atualizado às 21h47

Frankie Valli
AP

“Sherry”

Este foi o primeiro grande hit dos Four Seasons. Lançada em 1962, “Sherry” trazia a formação clássica de Frankie Valli, Bob Gaudio, Tommy DeVito e Nick Massi. A produção impecável de Bob Crewe conseguiu realçar as incríveis harmonias do quarteto.


“Big Girls Don´t Cry”

Praticamente uma sequência de “Sherry”, “Big Girls Don´t Cry” é até hoje uma das mais populares canções dos Four Seasons. Os compositores Bob Gaudio e Bob Crewe continuam divergindo sobre a origem da faixa, mas ela certamente foi inspirada em situações de filmes que eles viram na época.


“Rag Doll”

Em 1964, o compositor Bob Gaudio foi abordado no semáforo por uma garotinha maltrapilha que pedia esmola. Com a imagem da menina na cabeça, ele criou a saga da “boneca esfarrapada”. O lado B do single foi “Silence is Golden”, que anos depois se tornou um grande hit para do grupo The Tremeloes.


“Walk Like a Man”

O terceiro número 1 dos Four Seasons chegou ao topo da parada em março de 1963. A gravação da faixa foi conturbada. O prédio ao lado do estúdio começou a pegar fogo e o produtor Bob Crewe insistia em seguir com a gravação até o momento em que os bombeiros estourassem a porta e retirassem todo mundo de lá.


“Workin My Way Back To You”

Aos poucos os Four Seasons foram deixando o som típico do woo-wop para trás e decidiram modernizar a música que estavam fazendo. Como muitos artistas, a banda também foi influenciada pela Motown e o som de Detroit foi refletido neste hit de 1965.


"Can't Take My Eyes Off You"

Em 1967, Frankie Valli se aventurou em uma carreira solo e investiu em um som diferente do que fazia na banda em que era titular. "Can't Take My Eyes Off You" era um incursão em um mundo mais maduro e romântico. A faixa fez um sucesso enorme. Depois, como todo grande hit, foi regravada por diversos artistas e também fez parte de inúmeras trilhas sonoras.


“Who Loves You”

Apesar de continuaram excursionando e tocando para grandes plateias, o Four Seasons não conseguiram emplacar nenhum grande hit na primeira metade da década de 70. Em 1975, a banda, agora com novos integrantes, mas contando com o sempre presente Frankie Valli, voltou com uma força enorme e lançou este hit dançante.


"December, 1963 (Oh, What a Night)"

Este megahit tem o baterista Gerry Polci fazendo as vozes principais, com Frankie Valli tomando conta da ponte e dos vocais de apoio. Apesar da letra nostálgica, o som da canção é típico da década de 70, com batida disco e sintetizadores dominando a melodia.


“Grease”

A música tema do filme Grease – Nos Tempos da Brilhantina foi escrita por Barry Gibb dos Bee Gees. O filme era ambientado na década de 50, mas o compositor Gibb, pensando em atingir o topo das paradas, deixou a roupagem retrô e chamou o amigo Frankie Valli para interpretá-la. O resultado foi mais disco de ouro para todos os envolvidos.


“East Meets West”

O esperado encontro de Frankie Valli & The Four Seasons com os rivais Beach Boys gerou este single gravado em 1984. Na faixa, as bandas cantam: “Das noites em Hollywood á luzes na Broadway, diziam que nós nunca iríamos cruzar os caminhos”.