A Virada dos Nerds

Redação Publicado em 16/05/2010, às 13h58

Ser nerd é: "tendência", "o novo preto", "tá usando muito". Já foi o tempo em que o "esquisitinho" da turma era deixado de lado. E os geeks têm até espaço exclusivo na Virada Cultural 2010.

A Dimensão Nerd, situada na Praça Roosevelt, consiste em uma série de tendas, cada uma dedicada a um grupo, entre eles, fãs de Harry Potter, amantes de RPG, aficionados por fantasias da era medieval e por aí vai. É o lugar onde você encontrará, por exemplo, uma barraca da Federação da Frota Estelar de São Paulo, dedicada à série Star Trek.

"A Dimensão Nerd está mais relacionada à cultura pop underground do que propriamente a games", explica Anderson Gomes, integrante do grupo Mega Corp - dedicado a RPG de livros. No espaço, cada tenda trabalha à sua maneira, sendo algumas somente dedicadas à exposição de objetos enquanto outras informam novidades em termos de projetos e oferecem partidas de games realizadas em mesas próximas.

Por lá, você verá muitos jovens fantasiados de personagens de filmes e games, dando ao local uma cara de espaço dedicado a desfile temático. Ninguém está preocupado se o pessoal que não frequenta esse tipo de evento vai tirar uma onda com as fantasias. "Eu não me importo quando zoam", disse Ana Flávia Paes, de 18 anos, que trajava a roupa de um dos personagens de Harry Potter. "Na verdade, tem gente que fica com medo da gente", completou.

Como trilha sonora da atmosfera nerd, rolam bandas dedicadas a músicas que são temas de desenhos japoneses, como Samurai X e Digimon. E sim, você encontrará muitos, mas muitos fãs destas animações cantando em japonês com uma habilidade sem igual, talvez até superando os assíduos frequentadores dos karaokês da Liberdade.