Ativismo Inception-style

Protestantes do “Occupy Wall Street” real ocupam o Occupy Wall Street de mentirinha criado para gravar um episódio da série Law And Order: Special Victims Unit

Redação Publicado em 09/12/2011, às 20h20 - Atualizado às 21h00

Sabe aquele filme de 2002, Adaptação? Direção de Spike Jonze, mais um roteiro muito louco de Charlie Kaufman e um dos melhores exemplos de mistura de ficção e realidade. Até agora.

O site Deadline reportou que na noite da última quinta, 8, os protestantes que participam do movimento Occupy Wall Street se manifestaram contra a decisão da série Law And Order: Special Victims Unit de transformar o protesto em tema de um de seus episódios. E como fizeram isso? Ocupando o Occupy Wall Street fake, uma réplica criada pelos produtores para poder rodar o capítulo.

A série é conhecida por adaptar notícias de verdade e transformá-las em roteiro, mas os protestantes não curtiram a ideia. No episódio, os policiais de mentirinha investigariam um crime de mentirinha que teria acontecido dentro do protesto réplica que eles montaram com atores. Mas aí ativistas de verdade aparecendo empunhando cartazes que diziam que o que eles integram é um movimento, não uma oportunidade de escrever uma trama diferente. Assista abaixo.

E o que deixou a coisa toda mais bizarra é que o encontro do Occupy fake com o Occupy não fake fez com que aparecessem por lá policiais de verdade, que tiraram a permissão da equipe de TV de rodar as cenas naquela área pública. Vitória do Occupy Wall Street da vida real.