Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Atração brasileira no SXSW, Rashid fala sobre a participação dele no festival

“O que importa é a música atravessar todas as barreiras, até mesmo a da língua", conta o rapper

Luciana Rabassallo Publicado em 18/03/2015, às 13h45 - Atualizado em 23/03/2015, às 19h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O rapper Rashid faz show no festival norte-americano South by Southwest - Divulgação
O rapper Rashid faz show no festival norte-americano South by Southwest - Divulgação

Por Luciana Rabassallo

O festival South by Southwest (SXSW), que acontece anualmente na cidade Austin, capital do estado norte-americano do Texas, é um divisor de águas na carreira de qualquer artista. Unindo música, cinema e tecnologia, o evento é considerado a “meca dos indies”. Dita tendências e, desde a primeira edição em 1987, revela nomes do calibre de Katy Perry e Lena Dunham.

Exclusivo: Racionais MC's falam sobre o disco Cores & Valores e revelam planos para um novo lançamento.

O rapper paulista Rashid é uma das atrações do SXSW em 2015. Destaque no cenário nacional, Michel Dias, de 26 anos, fez a segunda participação dele no festival. “Eu fiz dois shows no evento”, conta em entrevista exclusiva ao blog Cultura de Rua, espaço dedicado ao hip-hop no site da Rolling Stone Brasil.

Exclusivo: criador de um estilo vocal único no hip-hop nacional, DBS fala sobre o disco Gordão Chefe.

O músico subiu ao palco pela primeira vez para abrir as apresentações do dia. “Eu estava um pouco nervoso e não tenho medo de admitir isso. Era o primeiro show da minha nova turnê. Havia vários empresários do ramo do entretenimento no local e eu não falo inglês direito. Isso também contribuiu um pouco para a minha insegurança.”

Cultura de Rua elege as 15 grandes canções do hip-hop em 2014.

Com mais de uma década de carreira, Rashid superou as adversidades e mostrou ao público local canções como “Polícia e Ladrão”, “Bate e Gol” e “Um Sonho Só”. A simpatia do rapper em ação logo conquistou a plateia: “Quando eu vi que as pessoas estavam dançando e se divertindo, relaxei e fiz o meu melhor. Depois do show eu recebi alguns elogios, mas, para falar a verdade, não entendi muito bem”.

Após hiato de dez anos, Black Alien lança single emblemático e anuncia disco de estúdio.

Artista independente, Rashid lançou o EP Hora de Acordar (2010) e a mixtapes Dádiva E Dívida (2011), Que Assim Seja (2012) e Confundindo Sábios (2013). Recentemente, divulgou o EP R&K – Seis Sons, uma colaboração com o amigo e parceiro Kamau. “O que importa é a música atravessar todas as barreiras, até mesmo a da língua. Foco na missão, sempre”, explica.

Criolo é ovacionado, mostra versatilidade e convence no show de lançamento do álbum Convoque Seu Buda.

O destaque durante o show no SXSW, contudo, é o single “Patrão”, que tem participação da cantora Tássia Reis. O clipe da música, que você pode ver abaixo, foi gravado durante a exposição do cineasta Stanley Kubrick no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em 2014. As imagens foram feitas na sala do clássico 2001 - Uma Odisseia no Espaço, que chegou aos cinemas em 1968 e se tornou uma das produções mais cultuadas do diretor norte-americano.

Rashid continua nos Estados Unidos e faz mais uma apresentação durante o SXSW na noite desta quinta-feira, 19, na casa de shows Trophy Club. Caso você esteja em Austin, não deixe de prestigiar o hip-hop nacional em um dos maiores festivais de música do mundo.

Rashid @ SXSW

Quinta-feira, dia 19 de março - às 20h

Trophy Club (310 E, 6th St., Austin – Texas)