Duran Duran brinda o glamour de "Rio", 30 anos depois

Redação Publicado em 11/05/2012, às 18h13 - Atualizado às 18h49

Duran Duran
Cory Silken/Panerai

Trinta anos atrás, o Duran Duran incendiou as paradas pop com o hit de verão “Rio”. Fora o fato de ter levado um lado acessível do movimento New Romantic ao aparelhos de som de garotas adolescentes, o vídeo da música é também o mais icônico momento estético do grupo britânico. Ele uniu, pela primeira vez, o que viria a se tornar padrão na MTV: rock stars, supermodelos e iates (e também conta com um excelente solo de sax em uma jangada improvisada).

Filmado por Russell Mulcahy (que também dirigiu o clipe de "Hungry Like The Wolf"), em 1982, em um veleiro Eilean em Antigua, uma ilha no Mar do Caribe, “Rio” é parte da série de músicas que rendeu Grammys ao Duran Duran, os estabelecendo como pioneiros da era do videoclipe na MTV. O clipe também mostra os rapazes do Duran vestidos em pomposos ternos Antony Price, um testemunho do poder da androginia na moda do início dos anos 80. De todas as formas, uma união de estilo e música que merece ser celebrada em 2012.

Construído em 1936, o veleiro Eilean caiu em desuso anos depois, mas recentemente foi comprado e renasceu por meio da Panerai, marca italiana de relógios de luxo. Depois de três anos de restauração, o Eilean está felizmente de volta a Antigua, onde competiu na Classic Yacht Regatta em 24 de abril. Para comemorar, a Panerai convidou o Duran Duran para participar das festividades, proporcionando um flashback glamouroso para os fãs do Duran Duran, entusiastas de regatas e aqueles que apreciam as coisas boas da vida.