"Eu?! Claro que vi, é um clássico!"

Redação Publicado em 25/04/2011, às 02h32

Imagine esta cena: você está lá conversando com uma mocinha ou mocinho em uma festa e, de repente, ela/ele começa a falar de um filme incrível que, por acaso, é um clássico da sétima arte. Você, por azar, nunca assistiu àquela obra-prima e sabe que isso é uma grande falha na sua bagagem cultural. Então, fica com aquela cara de "E agora? Como proceder?". Muita gente, em uma situação parecida, mente! Pelo menos, foi essa a conclusão de uma pesquisa realizada pelo site de aluguel de filmes online LOVEFILM.

Foram entrevistados 1500 clientes da locadora virtual a respeito do assunto e, não só concluiu-se que geral dá aquela mentida básica sobre ter visto algum filme clássico, como foi montado um ranking dos cinco longas que as pessoas mais fingem que viram. Veja abaixo - e se você não quer entrar para essa estatística, aproveita o resto do feriadão para ficar em dia com a lista:

1) O Poderoso Chefão (1972) - 30% das pessoas admitiram que nunca viram, mas já mentiram sobre ter visto o longa dirigido por Francis Ford Coppola para não fazer feio na frente dos amigos. O problema é se começaram a perguntar das continuações, aí a mentira é triplicada.

2) Casablanca (1942) - 13% dos entrevistados já mentiram sobre tê-lo visto. Muita gente tem na ponta da língua algumas das célebres frases do filme estrelado por Humphrey Bogart. "Sempre teremos Paris" e "Louis, eu acho que esse é o começo de uma bela amizade" são algumas das que viraram parte da cultura pop. Mas, pelo visto, não foram todos que viram as falas sendo pronunciadas, de fato.

3) Taxi Driver (1976) - 11% dos entrevistados não assistiram e não confessam publicamente. "Está falando comigo?" é uma boa resposta se te perguntarem o que achou do filme e ficar sem saída.

4) 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968) - As obras de Stanley Kubrick estão nas camisetas, pôsteres e fundo de tela de muita gente. Mas esse ranking deixa a dúvida: será que todo mundo que ostenta uma imagem de Laranja Mecânica no vestuário realmente o assistiu?

5) Cães de Aluguel (1992) - O último filme da lista é também o mais recente, e de um dos diretores mais pop do cinema atual. Mas nem assim o filme que o revelou ao mundo escapou dela.