George R.R. Martin se irrita com quem duvida que ele terminará os livros de Game of Thrones

Criador da série literária As Crônicas de Gelo e Fogo achou a pergunta ofensiva

Redação Publicado em 09/07/2014, às 16h34 - Atualizado em 13/07/2014, às 15h31

George R. R. Martin
Evan Agostini/AP

George R.R. Martin se irritou com a pergunta de um jornalista suíço que sugeriu que algumas pessoas consideram a possibilidade de a série literária As Crônicas de Gelo e Fogo não ser concluída, seja pela trama cada vez mais intrincada ou pela possibilidade de morte do autor antes que ele possa escrever o desfecho. “Eu acho essa pergunta bem ofensiva”, disse o escritor. “Eu digo 'vão se foder' para eles.

Game of Thrones: George R.R. Martin comenta o fim da quarta temporada.

Os livros de As Crônicas de Gelo e Fogo são a base para a série televisiva Game of Thrones, da HBO. Até agora, foram lançados cinco volumes da saga, sendo o mais recente deles, A Dança dos Dragões, de 2011. O contrato com a editora dele prevê sete livros - ainda não há previsão de lançamento para os próximos.

Entrevista RS: George R.R. Martin.

Entretanto, alguns fãs já especulam se seria possível, em dois livros, ligar todos os pontos abertos pelo escritor ao longo dos primeiros cinco volumes. Além disso, recentemente, a editora de Martin, Anne Groell, sugeriu que a série poderia chegar ao oitavo livro, lembrando ainda que, inicialmente, As Crônicas de Gelo e Fogo seria apenas uma trilogia.

Peter Dinklage, de Game of Thrones, está na capa da edição de junho da Rolling Stone Brasil

“Eu lembro quando ele me ligou, anos atrás, para confessar que a pequena trilogia estava, bom, deixando de ser uma trilogia. Ele previu quatro livros. Eu disse: ‘sete livros para os Sete Reinos’. Ele então disse que seriam cinco. Eu disse: ‘sete livros para os Sete Reinos’. E foram para seis. E eu entendi. Finalmente, estamos na mesma sintonia: ‘sete livros para os Sete Reinos’. Recentemente, editando a enciclopédia The World of Ice and Fire, descobri que são tecnicamente oito reinos. Então, talvez oito livros para Sete Reinos seja OK”, disse a editora. Veja mais aqui.

Assista abaixo ao vídeo em que Martin se irrita com a pergunta sobre a possibilidade da saga não terminar: