Guitarrista do Black Sabbath conta como "inventou" o heavy metal em entrevista animada

Tony Iommi narra como perdeu parte dos dedos e teve que mudar o jeito de tocar

Rolling Stone EUA Publicado em 20/02/2015, às 16h03 - Atualizado às 16h57

O Black Sabbath abriu a turnê brasileira com show em Porto Alegre. A banda do vocalista Ozzy Osbourne, do guitarrista Tony Iommi e do baixista Geezer Butler ainda tem apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte
Gustavo Vara

Uma entrevista com o guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi – na qual ele explica como um terrível acidente com uma máquina o levou a criar o som que se tornou a base para o heavy metal –, foi transformada em desenho animado pelo VH1. O vídeo, intitulado The Complete History of Heavy Metal: Fingers Bloody Fingers, mostra como o guitarrista fez algo grandioso de uma situação ruim.

Dez momentos memoráveis de Tony Iommi com o Black Sabbath clássico.

No clipe, Iommi explica como Birmingham (na Inglaterra, onde ele nasceu) era uma cidade industrial nos anos 1960, “mais ou menos como Detroit”. Ele trabalhou com soldagem, mas cresceu apaixonado com a ideia de fazer música, tocando violão e acordeão.

Quando uma banda na qual ele estava tocando quis fazer uma turnê pela Europa, ele decidiu que tiraria uma folga da soldagem pelo resto do dia, mas a mãe dele o mandou de volta para terminar o dia de trabalho.

Exclusivo: Ozzy Osbourne e Geezer Butler falam sobre o retorno do Black Sabbath em matéria de capa da Rolling Stone Brasil.

“Eles me colocaram em uma máquina imensa, uma coisa massiva, e eu não sabia como manusear”, ele diz. “Conforme eu empurrava o metal para dentro da máquina, aquilo caiu com uma força tremenda e cortou meus dedos. Havia sangue jorrando por todos os lados.”

Um companheiro de trabalho dele guardou os dedos em uma caixa de fósforos e os mandou ao hospital, mas os médicos disseram que ele nunca conseguiria voltar a tocar. “Estava extremamente depressivo e muito para baixo”, ele diz. “O gerente da fábrica veio me visitar em casa... e então ele me contou uma historia sobre Django Reinhardt, que havia perdido os dedos.”

Relembre: Black Sabbath mostra poder de fogo diante de 70 mil pessoas em São Paulo.

Sentindo-se inspirado, ele criou pontas de dedos improvisadas, inventou cordas com calibre mais leve, abaixou a afinação e explorou diferentes maneiras de tocar guitarra. A combinação transformou-se em um som “agressivo, orgânico e cheio”, que tornou-se uma das assinaturas do estilo do Black Sabbath.

“Claro que perder as pontas dos dedos foi devastador, mas, olhando em retrospectiva, aquilo me permitiu criar algo”, diz Iommi. “Aquilo me fez inventar um novo som e um estilo diferente de tocar, e um tipo de música meio diferente. No fim das contas, aquilo foi algo bom vindo de algo ruim.”

Assista ao vídeo abaixo.

Get More:

Black Sabbath, TV Shows, Full Episode Video, Reality TV Shows