Indianos criam super-heroína sobrevivente de estupro; conheça a HQ Priya’s Shakti

Ideia surgiu após protestos contra a morte de uma estudante em Nova Déli

Redação Publicado em 12/12/2014, às 08h20 - Atualizado às 13h04

Priya’s Shakti

Ver Galeria
(3 imagens)

Um grupo de indianos lançou uma HQ para chamar atenção ao problema de violência sexual contra a mulher na Índia. A protagonista é Priya, uma jovem que sobrevive a um estupro coletivo e se torna uma super-heroína.

Heróis em LEGO nas HQs? Revistas da DC Comics ganham capas alternativas.

A HQ Priya’s Shakti foi inspirada por contos mitológicos hindus, tendo a deusa Parvati como uma das personagens principais. Ao lado de Priya, as duas lutam para erradicar os crimes de gênero no país.

O cineasta indiano Ram Devineni, um dos criadores do quadrinho, contou à BBC que teve a ideia de criar a história após o assassinato de uma estudante em um ônibus em Nova Déli, que gerou uma onda de protestou na Índia.

Conheça super-heróis que assumiram a homossexualidade nas HQs.

"Eu estava em Déli quando os protestos começaram e me envolvi em alguns deles”, disse ele. "Eu conversei com um policial e ele disse uma coisa que me surpreendeu. Disse que garotas sérias não andam sozinhas à noite. A ideia começou desse jeito. Eu percebi que o estupro e a violência sexual na Índia são culturais e sustentados pelo patriarcado, pela misoginia e pela percepção popular."

Veja imagens da HQ Priya’s Shakti na galeria acima.