Lady Gaga e a sociologia da fama

Redação Publicado em 03/11/2010, às 15h25

Lady Gaga inspirando curso de sociologia? Exato. A Universidade da Carolina do Sul desenvolveu uma série de aulas baseada na vida, no trabalho e na ascensão da cantora pop. A informação foi divulgada pelo site da BBC.

Intitulado Lady Gaga and the Sociology of the Fame ("Lady Gaga e a Sociologia da Fama", em tradução livre), o curso será ministrado pelo professor Mathieu Deflem, fã da cantora. Nele, os alunos enxergarão Gaga como um "evento social", segundo o próprio. "Não é a pessoa e não é a música. São dez milhões de seguidores no Facebook e seis milhões no Twitter. É um fenômeno social", afirmou o professor. A descrição do curso informa que este visa "desvendar algumas das dimensões sociologicamente relevantes da fama de Lady Gaga em relação à sua música, vídeos, moda e outras atividades artísticas".

A princípio, Deflem conta que o interesse era o de fazer um estudo sociológico acerca da fama das celebridades em geral e, a partir daí, usar Lady Gaga como exemplo. "Então, pensei: 'ah, quer saber? Faremos o curso todo sobre ela e seu caminho para o estrelato", explicou. Fã de Frank Zappa, Prince, Led Zeppelin, Alice Cooper e Status Quo, o professor revelou que seu interesse pela cantora teve início em janeiro de 2009, quando a viu realizando uma performance na televisão norte-americana. Interessou? Um blog foi criado com mais informações sobre o curso (clique aqui para acessar) que, oferecido apenas para alunos da própria universidade, começará a ser lecionado na primeira metade de 2011.