Lembra-se do cantor Gotye? Agora ele é político na Austrália

Cantor fundou partido ao lado da banda Basics

Redação Publicado em 06/09/2014, às 13h33 - Atualizado às 16h57

O cantor Gotye
Divulgação

O homem do grande hit de 2012, "Somebody That I Used to Know", formou um partido político. A música não fica, porém, esquecida: todos os membros do partido que ele fundou fazem parte da banda que o acompanha em carreira solo, o Basics.

As melhores covers da última década.

E é também por isso que a formação partidária que concorrerá às eleições do estado de Victoria, capital de Melbourne, na Austrália, se chama Basics Rock'n'Roll Party (BRRP). As informações são do jornal The Guardian. A iniciativa é, segundo proposta do partido que tem como lema "inovação, educação e rock'n'roll", uma reação contra "os políticos de carreira".

10 estrelas da música que cantaram para ditadores.

"Os políticos neste país [Austrália] são tratados como se pertencessem a uma elite", disse o baixista Kris Schroeder à imprensa australiana. "Temos políticos de carreira que vêm quase sempre de famílias ricas, que são no fundo políticos para toda a vida sem que passem por qualquer outra experiência fora das juventudes dos respetivos partidos ou da vida parlamentar", acrescenta.

Ao longo das últimas semanas, os conceitos básicos do partido foram divulgados em uma página no Facebook e, entre as inúmeras iniciativas, eles esperam melhorar a educação para os australianos indígenas e promover programas nas escolas de Victoria que tratem sobre as culturas indígenas. Eles também estão propondo fornecer aos estudantes do ensino médio, como matéria obrigatória, o treinamento em primeiros socorros e tornar a música mais acessível aos moradores de áreas rurais.

Para ser reconhecido e legalizado para concorrer nas eleições, no entanto, o partido precisa garantir 500 membros registrados na Comissão Eleitoral de Victoria. Se forem bem-sucedidos nas eleições, que acontecem em 29 de novembro de 2014, Schroeder acredita que o partido Basics Rock'n'Roll Party poderá, até mesmo, assumir um cargo em âmbito federal na Austrália.

Como no país o sistema político é uma monarquia constitucional, também conhecida como parlamentarismo, o Basics Rock'n'Roll Party não tem candidatos específicos que concorrem nas eleições para cargos como presidente, governador ou prefeito - como ocorre aqui no Brasil. Por isso, o partido busca uma vaga na câmara local e, dependendo do número de votos, uma posição no senado.