Lennon no seu bolso

Redação Publicado em 03/11/2010, às 19h42

Que John Lennon é um dos maiores nomes da música todos sabem, mas a popularidade e o respeito que o ex-beatle tem pode ser comparado ao de Winston Churchill e William Shakespeare. Por quê? Assim como as personalidades citadas, a cara do músico britânico agora estampa uma moeda comemorativa no Reino Unido.

Ele foi escolhido, por meio de votação pública (ele teve 92% dos votos), para ter sua imagem representada na moeda especial, ultrapassando nomes como o da escritora Jane Austen. A responsável pelos itens é a empresa British Royal Mint. Além de Churchill e Shakespeare, Charles Darwin e Florence Nightingale também fazem parte do seleto time que já teve o rosto metalizado.

Segundo nota da BBC, a edição limitada da moeda (no valor de cinco libras) conta com apenas 5 mil unidades, custando, cada uma, £ 44,99 (cerca de R$ 120). Elas começaram a ser vendidas na última sexta, 29 de outubro. "A quantidade de votos que ele recebeu mostra claramente o quanto a sua morte prematura ainda mexe a nação", disse Dave Knight, diretor da Royal Mint.

John Lennon morreu em 1980, assassinado pelo "fã" Mark Chapman. Em 9 de outubro de 2010 celebraram-se os 70 anos do nascimento do ídolo.