Morrissey toca três músicas novas e tem show interrompido pelos fãs

Público invade o palco durante o bis e encerra a primeira apresentação da turnê norte-americana do ex-vocalista do Smiths

Redação Publicado em 08/05/2014, às 18h18 - Atualizado às 19h45

Morrissey - galeria
Jorge Saenz/AP

Atualizado às 19h32

Após anunciar as faixas do novo disco, World Peace Is None of Your Business, com lançamento marcado para julho deste ano, e protestar contra a matança de focas no Canadá, Morrissey deu início a sua turnê norte-americana nesta quarta, 7. E a devoção foi tanta por parte dos fãs que o show realizado na cidade São José, na Califórnia, foi interrompido depois que o público invadiu o palco durante o bis.

Filme sobre a vida de Morrissey está em desenvolvimento por produtora indicada ao Oscar.

O ex-vocalista do Smiths foi derrubado (o que, entretanto, não fica claro no vídeo) e os outros músicos abandonaram os instrumentos no meio da apresentação, após a subida em massa dos fãs ao palco. Apesar de comuns, tanto em shows de Morrissey quanto dos Smiths, os abraços e carinhos oferecidos pelos admiradores ao cantor passaram da conta, chegando a encerrar o show. O vídeo amador foi divulgado pelo Stereogum. Veja abaixo:

E apesar de mal ter começado, a turnê de Morrissey pode já ter um show cancelado. Segundo o Consequence of Sound, o cantor solicitou à casa de shows (The Observatory, em Santa Ana, Califórnia) que cancelasse as apresentações das outras bandas agendadas para tocar no mesmo horário que ele, em espaços diferentes da casa. Caso contrário, Morrissey não sobe ao palco.

Uma das bandas afetadas, o PAWS (a outra é o We Are Scientists) divulgou um comunicado no Facebook, dizendo que Morrissey se recusa a tocar porque “ele está tocando em outra sala na mesma casa de shows e deseja que nenhum outro artista esteja tocando em sua 'vizinhança'".

Vale lembrar que o ex-Smiths já cancelou 22 datas de uma turnê nos Estados Unidos no ano passado por motivos de saúde.

Ainda no show de ontem, Morrissey apresentou três novas músicas. Apesar da baixa qualidade das gravações, feitas por fãs, já é possível ter uma noção do que esperar do sucessor de Years of Refusal (2009). Ouça abaixo “World Peace is None of Your Business”, "The Bullfighter Dies" e "Earth is the Loneliest Planet of All" (esta, precedida dos dizeres: “Eu viajei amplamente durante a minha vida. E descobri que a Terra é o planeta mais solitário de todos” – se referindo ao nome da música em questão):