Jards Macalé canta Nelson Cavaquinho

Redação Publicado em 06/07/2012, às 11h45 - Atualizado às 13h34

Jards Macalé
Divulgação

Por Cláudia Boëchat

Aos 69 anos, Jards Macalé (foto) escolheu um ícone do MPB para homenagear no show A História do Bem e do Mal. Macalé canta Nelson Cavaquinho, sambista carioca que morreu em 1986, aos 74 anos. Nelson é um daqueles mestres reverenciados e cantados pelos grandes intérpretes nacionais. É autor de “Folhas Secas”, “Pranto de Poeta” e “Luz Negra” entre inúmeras outras canções memoráveis. Macalé já tinha gravado no CD Jards “Juízo Final”, parceria de Nelson e Élcio Soares.

“Juízo Final”:

Agora, neste show gratuito, que acontece neste sábado, 7, no Rio de Janeiro, canta “A Flor e o Espinho” (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito), “Rugas” (Nelson Cavaquinho, Ary Monteiro e Augusto Garcez), “Notícia” (Nelson Cavaquinho, Alcides Caminha e Nourival Bahia), “Palhaço” (Nelson Cavaquinho, Oswaldo Martins e Washington Fernandes), “Eu e as Flores” e “Vou Partir” (Nelson e Jair do Cavaquinho).

“A Flor e o Espinho”, com Nelson Cavaquinho e Elizeth Carvalho:

No show, em cartaz no Rio apenas nesta data (no Espaço Cultural Eletrobrás Furnas, à rua Real Grandeza, 219, em Botafogo), Macalé apresenta também canções suas feitas em parceria com Wally Salomão e inspiradas em Nelson Cavaquinho: “Rua Real Grandeza”, “Senhor dos Sábados”, “Dona de Castelo” e “Anjo Exterminado”, lançadas em 1975 no LP Aprender a Nadar.

“Rua Real Grandeza”:

Macalé, cantor, compositor, arranjador, ator e violonista, diz que Nelson Cavaquinho “vai ao cerne da dor” como um dramaturgo. Mas o sambista estava longe de ser um cara mal-humorado. “Ele mesmo dizia que tristeza, só na música”, conta Macalé.

“Anjo Exterminado”:

O Espaço Furnas tem 192 lugares e o show é às 20h. A organização lembra que o espetáculo é gratuito e o bilhete deve ser retirado no local, uma hora antes do show. Ah, eles pedem a apresentação de carteira de identidade. O telefone de lá é (21) 2528-5166. Taí um bom programa para a noite de sábado. Vamos terminar relembrando mais uma música com o grande Nelson Cavaquinho:

“Vou Partir”:

Para falar com Cláudia Boëchat, envie e-mail para claudia.boechat@rollingstone.com.br