Novo do Arctic Monkeys é "mais Josh Homme"

Redação Publicado em 18/06/2009, às 13h51

Humbug, o novo álbum do Arctic Monkeys, tem sete músicas produzidas por Josh Homme, do Queens of the Stone Age. As gravações foram feitas em duas fases: primeiro a banda registrou 12 canções com Homme, no estúdio dele em Joshua Tree (no deserto californiano), e aí seguiu para Nova York, onde gravou mais uma dúzia com James Ford (produtor do disco anterior do grupo, Favourite Worst Nightmare).

Das 24 músicas, dez foram parar no disco - sendo sete das sessões com Homme. A ideia inicial era fazer um CD pesado, mas o conceito foi abandonado no meio do caminho. "Seria fácil demais", explica o baterista Matt Helders (na foto, o primeiro à esquerda) à Rolling Stone Brasil, por telefone.

O resultado final foi muito diferente da sonoridade que se espera do Arctic Monkeys. Em algumas músicas o vocal de Alex Turner está irreconhecível (principalmente na abertura do álbum, "My Propeller") e boa parte das faixas tem o clima viajante do Queens of the Stone Age (mas não o peso da banda, como era de se esperar).

Humbug deve ser lançado em agosto, com o single de "Crying Lightning" saindo antes. A banda sai em turnê ainda neste mês, mas só passa pela Inglaterra quando o CD estiver nas lojas. "Não temos nada programado para a América do Sul, mas teremos um espaço na agenda do ano que vem", oferece Helders. Agora só depende dos promotores brasileiros.

Você confere a entrevista com Helders na íntegra na edição de julho da RS Brasil.