Ouça clássicos de Metallica, Slayer e Slipknot tocados com guitarra sem distorção

Guitarrista holandês Vaalva publica vídeo mostrando como canções de heavy metal ficariam sem fossem tocadas sem o efeito

Redação Publicado em 18/10/2015, às 10h03

Metallica em SP, durante o show da turnê By Request

Ver Galeria
(8 imagens)

Um dos elementos mais essenciais para a sonoridade do heavy metal é o efeito de distorção colocado nas guitarras. Pensando nisso, o guitarrista holandês Vaalva publicou no YouTube um vídeo em que toca faixas extremamente conhecidas do gênero com a guitarra limpa – deixando as músicas quase irreconhecíveis.

Entrevista: Slipknot superou morte de baixista para fazer o álbum mais honesto da carreira.

Vaalva vai da introdução de “Enter Sandman”, do Metallica, a “Left Behind”, do Slipknot, passando por “Angel Of Death” e “Raining Blood”, do Slayer, “5 Minutes Alone” e “Cowboys From Hell”, do Pantera, entre outros. O holandês ainda inclui uma faixa base bateria ao fundo, deixando as performances menos distantes das versões originais.

Rock in Rio 2015: quinto dia teve surpresa com Mastodon e retornos de Faith No More e Slipknot; saiba como foi.

Mais do que mera curiosidade, o vídeo de Vaalva serve para mostrar que heavy metal não é apenas barulho. Retirada toda a sujeira do instrumento principal, fica mais simples perceber a complexidade harmônica dos riffs de Kirk Hammett e Dimebag Darrell, entre outros nomes da guitarra.

Veja o vídeo o abaixo – e ouça metal de um jeito que você provavelmente nunca ouviu.