Para Ian Curtis

Redação Publicado em 19/05/2010, às 17h36

Ian Curtis, vocalista do Joy Division, ganhará mais uma homenagem nos 30 anos de sua morte, completados nesta terça, 18. Segundo noticiou a BBC News, duas escolas de Macclesfield - onde Curtis viveu e morreu - criarão versões para as músicas da banda com o auxílio de uma orquestra.

Crianças se juntarão a Northern Chamber Orchestra para assimilar as faixas criadas pelo Joy Division e compor versões orquestradas das canções. Helen Quayle, coordenadora do projeto, disse que o estilo despojado da banda ajudará a impulsionar o interesse musical da molecada. "O estilo da música é bastante esparso e muito simples. As crianças conseguem entender, pegar elementos daquilo e escrever para um quarteto de cordas utilizando a mesma técnica", afirmou. Segundo a BBC News, a sinfonia será inspirada em três faixas da banda, cujos nomes ainda não foram revelados.

The Joy Division Symphony, como se chamará, integra uma série de homenagens que serão feitas em Macclesfield durante o verão no hemisfério norte, agora no meio do ano. Uma exibição será realizada na cidade, com anotações, letras e setlists de shows do Joy Division. A mostra, com curadoria do jornalista Jon Savage, acontecerá de 29 de julho a 7 de agosto.