Quatro décadas depois, Led Zeppelin será processado por plágio em “Stairway to Heaven”

Advogado afirma que banda copiou canção de 1969

Redação Publicado em 19/05/2014, às 12h01 - Atualizado às 13h02

<b>16 - 1995 - Led Zeppelin “traz tudo para casa”: </b>
<br>
Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones superam a tensão que havia na banda e fazem um set épico na cerimônia de introdução deles ao Hall da Fama.
STE GOUGH/DIVULGAÇÃO

Passaram-se 43 anos desde o lançamento de “Stairway to Heaven”, mas um advogado quer processar o Led Zeppelin por plágio agora, de acordo com o que noticia o site do jornal britânico The Guardian. E o relançamento do álbum Led Zeppelin IV, que continha a faixa, é o estopim para o novo processo.

O advogado Francis Alexander Malofiy afirma que o riff introdutório da canção, alegadamente criado por Jimmy Page, teria sido roubado de uma música instrumental chamada “Taurus”, lançada pela banda Spirit em um disco homônimo em 1968. Ele argumenta que Page teria copiado a canção durante uma turnê em conjunto que as duas bandas fizeram pelos Estados Unidos.

As dez maiores lendas do Led Zeppelin: verdades e mentiras.

O Zeppelin e o Spirit tocaram em algumas cidades norte-americanas juntos. Em 1968, a banda de Page fez a apresentação de abertura para o show principal do Spirit, em Denver. No ano seguinte, eles tocaram juntos em Detroit. Segundo Malofiy, “Taurus” já estava no setlist da banda. E o Zeppelin teria feito uma cover de uma música do Spirit naquela turnê – “Fresh Garbage” teria sido a escolhida.

Robert Plant descarta a ideia de uma turnê do Led Zeppelin: “Eu não faço parte de uma jukebox”.

Segundo o Guardian, Page afirma ter escrito a canção, uma das mais famosas da história do Zeppelin, em uma fazenda no País de Gales, em 1970. “Eu diria que foi uma cópia”, disse Randy California, guitarrista que compôs "Taurus", em uma entrevista nos anos 1990. “Eles fizeram milhões com ela e nunca agradeceram, nunca disseram: ‘Podemos pagar por ela?’.” O empresário da banda, Mick Skidmore, disse que o grupo nunca entrou com um processo judicial por plágio porque nunca teve dinheiro. California morreu em 1997, afogado ao tentar resgatar o filho do mar.

Veja como foi o show de Plant com a Sensational Space Shifters em São Paulo.

O advogado quer que o processo mostre o plágio e que Randy California receba o crédito devido neste relançamento do disco Led Zeppelin IV. De acordo com site britânico, o Led Zeppelin e a gravadora Warner se negaram a comentar a história.

Ouça as duas versões e compare você mesmo:

“Taurus”, do Spirit:

“Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin: