Pulse

Sabres de luz de Star Wars estão próximos de se tornarem reais

Pesquisadores conseguiram encontrar uma maneira de manter os fótons unidos, como nas espadas dos jedis

Redação Publicado em 06/10/2013, às 10h37

Star Wars
Divulgação

Nerds do Brasil e do mundo, sorriam. A talvez mais aguardada descoberta científica desde de que George Lucas inventou os sabres de luz está próxima de se tornar real.

O curioso é que, desta vez, a vida decidiu imitar a arte. As armas dos Jedis, soldados defensores da paz e justiça do universo Star Wars, não foram definitivamente descobertas, mas pesquisadores da universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts estão perto.

Arquivo RS: em 1983, George Lucas estava às voltas com O Retorno de Jedi, desfecho da primeira trilogia Star Wars. Ele já se preocupava com o futuro da saga e como aproveitaria o tempo livre quando deixasse essa história para trás.

Eles acreditam ter encontrado uma forma de fazer com que a luz fique estática, formando um sabre. A ideia deles foi fazer os fótons interagirem entre si, mas permanecendo ligados em cadeia. Desta forma, eles formariam uma matéria que é, basicamente, luz.

Entrevista: J.J. Abrams é um homem que sabe, em especial, o que não dizer – tanto sobre Star Trek quanto em Star Wars.

O sabre de luz ainda não foi feito. Os pesquisadores precisam usar uma câmara a vácuo super-resfriada para que os fótons permaneçam estáveis e, com isso, forçar a ligação contínua entre eles. Por enquanto, a ideia é usar o material para ser usado em computação quântica, na ligação de circuitos.