Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bratislava volta no tempo e lança vídeos gravados em VHS

Banda apresenta nova formação como quarteto e adianta sonoridades do próximo disco

Lucas Brêda Publicado em 27/04/2015, às 20h33 - Atualizado em 28/04/2015, às 17h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bratislava - Reprodução/Facebook
Bratislava - Reprodução/Facebook

por Lucas Brêda

O Bratislava aproveitou a passagem pelo podcast Vinil Sessions para ir atrás de algumas câmeras de filmagem em VHS. “Nós sabíamos que a qualidade da gravação não era ‘top’, então decidimos filmar de um jeito que não fosse ‘top’ também”, conta o vocalista Victor Meira. O registro das duas faixas – e vídeos – em lo fi, está disponível, abaixo, com exclusividade no Sobe o Som.

Mais no SoS: ouça o disco de estreia do Dingo Bells

A primeira música escolhida, “Vermelho”, é um single lançado no começo do ano passado, que estará presente no próximo álbum da banda. “Pensamos: ‘Será que vamos mostrar uma música nova ou vamos dar uma reforçada em outra já conhecida?”, lembra o Meira, notando que conseguiu unir ambos com a escolha da faixa.

O vocalista – que antes cuidava dos graves, tocando baixo no grupo – cita a entrada do novo integrante Sandro, que ocupou o lugar dele no instrumento. “Com ele no baixo, eu fui pros teclados, então [a faixa] foi renovada, com sintetizadores, ganhou um ar novo.”

Maglore revela clipe de “Mantra” e adianta detalhes do novo disco

O vídeo de “Vermelho” traz a estética típica do VHS, parecendo ter sido gravado pelo menos 20 anos atrás. O quarteto se encontra nos arranjos profundos e na tensão da canção, que extravasa em um instrumental instigante perto de seu quarto minuto.

Assista a “Vermelho” abaixo

Já o vídeo de “Esperanza” – música do primeiro EP do grupo que foi praticamente refeita com novos arranjos –, traz uma história interessante por trás. “Tínhamos duas câmeras: as duas emprestadas de amigos nossos”, narra Meira. “Em uma delas estávamos usando fita virgem, na outra, iríamos gravar por cima [do que já havia].”

Guizado revela “Toro”, faixa de seu terceiro disco

Ele segue a história: “Só que essa nossa amiga que foi gravar não soube rebobinar a fita, e ela registrou só uns trechos no fim da fita. Quando fui olhar o que havia na fita, eram gravações dessa amiga com a bandinha dela na adolescência. Eu liguei pra ela e disse: ‘Vou fazer o clipe que vocês nunca fizeram!’”

A amiga é Tamara Serantes, baterista do extinto grupo The Bricks. O trio feminino aparece se divertindo e posando para a câmera nas imagens caseiras. Há também trechos de ensaios – nem tão animados assim – em uma garagem. As imagens antigas se intercalam à performance do Bratislava de “Esperanza” no Vinil Sessions.

Assista ao vídeo abaixo

As novas versões das duas músicas apresentadas pelo Bratislava apontam para o próximo álbum da banda, provisoriamente chamado Um Pouco Mais de Silêncio. “Já gravamos bateria, baixo, estamos no processo”, diz o vocalista, que promete o segundo disco da carreira para agosto ou setembro.

Luiza Lian mostra “samba de paulista” no clipe de “Coroa de Flores”

“Vermelho”, à propósito, estará no sucessor de Carne (2012), provavelmente em uma versão bem próxima à apresentada no Vinil Sessions. Já “Esperanza”, indica um pouco de como o quarteto irá soar daqui para frente. “Deixamos ela com a cara do disco que vamos lançar”, diz Meira. “Meio que para mostrar como a banda mudou, para está indo.”

Ouça ainda o primeiro disco do Bratislava, Carne