Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: Don L chega com “sede de vida” no clipe do novo single, “Laje das Ilusões”

Faixa integra o próximo trabalho do rapper, Roteiro pra Aïnouz, Vol. 3, previsto para a próxima sexta, 23

Lucas Brêda Publicado em 19/06/2017, às 15h32 - Atualizado às 16h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do clipe de "Laje das Ilusões", do Don L - Reprodução/Facebook
Cena do clipe de "Laje das Ilusões", do Don L - Reprodução/Facebook

Por Lucas Brêda

“Enquanto você anda, o tempo corre. Enquanto você corre, o tempo voa. A gente voa alto e o tempo não volta”, canta Don L no novo single dele, “Laje das Ilusões”. A faixa, com batida de Leo Justi, é uma reflexão sobre a relação do homem com o tempo, e ganhou um sensível videoclipe – liberado com exclusividade pela Rolling Stone Brasil – assinado pela fotógrafa Autumn Sonnichsen.

“É sobre essa sede de vida e essa sensação de estarmos sempre muito aquém das nossas possibilidades como seres humanos, ao mesmo tempo em que lutamos contra a natural decadência de todas as coisas e contra todos os limites que nos são impostos como muros por todos os lados”, conta o rapper cearense. “[É] um labirinto infinito, carregando involuntariamente uma bagagem de tudo que já foi definido para nós desde o nascimento, por um mundo fodidamente injusto, e mais todos os nossos erros e acertos do caminho.”

Simultaneamente um desabafo pessimista e um combustível para seguir a vida, “Laje das Ilusões” representa a “busca pelo potencial, pela parte que a gente não alcançou ainda”, segundo Don L, partindo da “não aceitação da nossa mortalidade”. “[Essa busca] promete sempre ser a peça que faltava do quebra-cabeças, mas que apenas revela aspirações ainda maiores e aparentemente inalcançáveis.”

Lançada como single há poucos dias, “Laje das Ilusões” inaugura um novo momento para Don L. Depois de despontar com o grupo Costa a Costa na mixtape Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa (2007), o MC se firmou com o elogiado Caro Vapor – Vida e Veneno de Don L (2013), e agora se prepara para lançar Roteiro pra Aïnouz, Vol. 3, previsto para a próxima sexta, 23. Com 9 faixas, o aguardado novo trabalho traz parcerias com Terra Preta, Diomedes Chinaski, Nego Gallo e Lay e reúne nomes como o guitarrista Fernando Catatau (Cidadão Instigado), o saxofonista Thiago França (Metá Metá) e o beatmaker DJ Caique, entre outros.

“É a última faixa de uma trilogia, como aquele momento em que você olha para trás e observa o quanto você já andou e, quando olha para frente de novo, [pensa que] tudo que você desejaria de uma lâmpada mágica seria manipular o tempo, ou transcender a noção de tempo e espaço”, acrescenta o rapper sobre “Laje das Ilusões” que é a última canção na tracklist de Roteiro pra Aïnouz, Vol. 3.

A música ganha vida acompanhada por um clipe comandado pela renomada fotógrafa Autumn Sonnichsen – norte-americana radicada em São Paulo e Berlim, na Alemanha –, especializada em clicar mulheres. No vídeo de “Laje das Ilusões”, ela lança o olhar sobre Aline Prado (sambista, ex-Globeleza e capa da revista Playboy em 2014), Camila Ribeiro (bailarina do Balé da Cidade de São Paulo), Mariana Queiroz (campeã brasileira de pole dance) e Maryam Kaba (bailarina da comissão de frente da Unidos de Vila Isabel), que se contorcem e movimentam em um cômodo rústico vazio.

Autumn reuniu as mulheres para “comemorar o que é ser vivo, comemorar a pele que nos temos, e o corpo no qual vivemos”. “Cada uma tem um estilo de dança diferente, uma beleza diferente, uma alma diferente”, diz a fotógrafa. “Ninguém tem a mesma idade, o mesmo passado, a mesma escola. Mas cada uma chegou na dança para quebrar tudo, para se entregar, para ser foda mesmo. A vida é curta e elas vivem intensamente, com cada célula do corpo, na pontinha do pé, onde cada movimento carrega todo o passado e o futuro delas ao mesmo tempo.”

Com o novo som do Don L como trilha sonora, as danças ganham ainda mais significado. Para o rapper, a dança é uma “arte que é esporte ao mesmo tempo”. “No sentido de ser bela e violenta, de maltratar o corpo até o limite da dor, e superar a dor, transcender o corpo, não aceitar o limite, não reconhecer o corpo como limite e, por um momento, mesmo se reconhecendo dentro de um momento, não reconhecer o tempo como limite, dançar com ele, como inimigo e amigo, impondo um ritmo meio luta meio sexo.”

Ouça e assista ao clipe de “Laje das Ilusões” abaixo.