Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: Assista a Ian Ramil tocando “Derivacivilização” em vídeo ao vivo

Cantor e compositor gaúcho levará turnê do disco homônimo a São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Três Pontas

Lucas Brêda Publicado em 11/08/2016, às 19h19 - Atualizado às 19h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cantor e compositor Ian Ramil - Rodrigo Marroni/Divulgação
O cantor e compositor Ian Ramil - Rodrigo Marroni/Divulgação

Por Lucas Brêda

O cantor e compositor gaúcho Ian Ramil está na estrada com o mais recente disco dele, chamado Derivacivilização e lançado no ano passado. Para dar uma amostra de como ele soa em cima do palco, nesta quinta, 11, o Sobe o Som revela um vídeo exclusivo de Ramil tocando a faixa-título do álbum.

O registro foi feito durante um show dele no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Ramil, tocando violão e cantando, é acompanhado por Guilherme Ceron (baixo), Pedro Dom (piano), Lorenzo Flach (guitarra) e Pedro Petracco (bateria), em uma performance tensa e firme, calcada principalmente na poesia do gaúcho.

Derivacivilização – segundo trabalho da carreira de Ramil, dando sequência a Ian (2014) – saiu no ano passado, depois de ser financiado por crowdfunding. O disco conta com as participações de vocalista e guitarrista do Apanhador Só, respectivamente Alexandre Kumpinski e Felipe Zancanaro, além de Filipe Catto e Gutcha Ramil.

Em entrevista recente à Rolling Stone Brasil, Ramil comentou o conceito que permeia todo o disco: “a relação da pessoa com o urbano”. “Estava pensando nessa situação de histeria pelo excesso de informação”, disse. “Esse sufocamento das cidades que sentimos todo dia na pele. Existe um vazio um enorme que parece nunca ser preenchido. E estamos sempre tentando preenchê-lo.”

Com Derivacivilização, Ramil tocará em quatro cidades no começo de setembro. Ele começará por Minas Gerais, passando por Três Pontas (no dia 3, no Balaio de Vênus) e Belo Horizonte (6, no A Autêntica). Depois, o gaúcho segue para o Rio de Janeiro (7, no Teatro Sérgio Porto) e São Paulo (8, no Itaú Cultural).

Abaixo, assista à performance de “Derivacivilização”. Em seguida, ouça a íntegra do álbum homônimo.