Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Atalhos mostra folk “torto” em performance de “José, Fiquei Sem Saída”

Renovada, banda lança segundo disco denso influenciado por Wilco e literatura

Lucas Brêda Publicado em 23/02/2015, às 16h17 - Atualizado em 02/03/2015, às 16h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atalhos - Marina Casagrande/Divulgação
Atalhos - Marina Casagrande/Divulgação

por Lucas Brêda

Quem conhece o Atalhos do primeiro disco, Em Busca do Tempo Perdido (2012), se surpreende com a renovação da banda no segundo trabalho, Onde a Gente Morre, lançado entre o fim do ano passado e começo deste ano. O pop rock insosso dá lugar a um folk cheio de sensibilidade e riqueza de detalhes, características do single “José, Fiquei Sem Saída” – cujo vídeo ao vivo ganha lançamento exclusivo no Sobe o Som.

Mais no SoS:Revelação goiana, Carne Doce libera clipe de “Fetiche”

“Foi um trauma do nosso primeiro disco”, revela Gabriel Soares, violonista, baterista, vocalista e principal compositor da banda, sobre o resultado do segundo trabalho. “Não ficou verdadeiro, não era o que a gente queria fazer. Ele [o primeiro álbum] foi mixado para ter um formato comercial, algo mais descartável. E nós não queríamos isso. Queríamos causar estranhamento.”

A fuga da estética “descartável”, em Onde a Gente Morre, traz como resultado um álbum duplo denso, longo, repleto de ruídos, baterias sinuosas e narrativas misteriosas. Para a mixagem, a solução veio no olhar para fora do Brasil. “O [produtor] Eduardo Ramos sugeriu: ‘Vocês têm que mixar com alguém de fora, que vai entender melhor o que vocês estão querendo fazer’”. Após algumas trocas de e-mail – e a negociação de um preço “amigável” –, o produtor norte-americano Mark Howard (com trabalhos com R.E.M., U2 e Bob Dylan no currículo) se interessou pelas músicas e mixou o álbum.

Assista ao vídeo de “Shooting Star”, do The Soundscapes

E a busca pelo estranhamento não ficou só no discurso. É preciso mergulhar fundo no universo do Atalhos para entender todas as facetas de Onde a Gente Morre, abertamente refletido no som Wilco. “Durante a gravação do disco, estávamos muito influenciados por Wilco”, conta Soares. “Uma coisa que marcou foi uma cena [do filme I Am Trying to Break Your Heart: A Film About Wilco] em que eles falavam: ‘A parte mais difícil é destruir [as canções]’”.

“Destruindo” as melodias compostas por Soares ao violão, o Atalhos chegou a faixas como “José, Fiquei Sem Saída”, certamente a mais cativante e interessante do disco, com uma história de vingança e referência explícita ao protagonista de O Processo (livro de Franz Kafka) Joseph K. “Para fazer as músicas deste disco, eu fui muito influenciado por literatura”, confessa o vocalista. “Por isso, em várias músicas nós colocamos nome de personagem e referências.”

Ouça e baixe o EP Ao Vivo no Maravilha8, do Baleia

Com a ajuda do duo eletrônico Discreet, o Atalhos toca “José, Fiquei Sem Saída” no vídeo exclusivo abaixo. A faixa é uma das que estarão no repertório do grupo para o show de lançamento do álbum, que acontece nesta terça-feira, 24, no B. Music Bar, em São Paulo. A apresentação acontece às 22h, e tem ingressos a R$ 20. Veja mais informações abaixo.

Atalhos lança Onde a Gente Morre em São Paulo

24 de fevereiro (terça-feira), às 22h

B. Music Bar – Rua dos Pinheiros, 518 – São Paulo/SP

Ingressos: R$ 20

Abaixo, conheça o segundo disco da Atalhos, Onde a Gente Morre.