Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: Céu promove o encontro entre Carlos Diegues e Clouzot para dar vida à melancólica “Baile de Ilusão”

Música integra o mais recente disco dela, Caravana Sereia Bloom, vencedor do Grammy Latino

Pedro Antunes Publicado em 22/05/2014, às 11h56 - Atualizado às 15h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Céu - Renan Costa Lima / Divulgação
Céu - Renan Costa Lima / Divulgação

Por Pedro Antunes

Os versos entristecidos escritos por Céu em “Baile de Ilusão”, música que integra o mais recente disco dela, Caravana Sereia Bloom (2012), ganham graça e vida. A dor é transformada em cor no novo clipe da cantora, lançado com exclusividade pela Rolling Stone Brasil, nesta quinta-feira, 22.

De Olho na Estrada: em seu terceiro disco, Céu renega a introspecção e escolhe como base a vida fora de casa

A animação, criada pelo estúdio paulistano Oda, tem a direção geral e de arte do designer e ilustrador cearense Simon Fernandes. Para criar o clima cantado por Céu nesta balada que une versos de saudade à sonoridade brega-pop encorpada por metais, foi preciso fazer um improvável encontro entre os cineastas Carlos Diegues e o francês Henri-Georges Clouzot.

A alegria fingida e agridoce ganhou vida no que Céu resume como: “A colorida Caravana Rólidei encontra o Inferno, de Clouzot”. A caravana é praticamente a protagonista de Bye, Bye Brasil, filme de Diegues que chegou a ser indicado à Palma de Ouro no festival de Cannes. Já Inferno é o filme não finalizado de Clouzot, cujo nome faz alusão ao inferno criado por Dante Alighieri no livro Divina Comédia.

Caravana Sereia Bloom: faixa a faixa

Risos e lágrimas contrastam com as cores vivas diante do negrume de fundo. Imagens psicodélicas ajudam no retrato do “Baile de Ilusão”: “Me colori para lembrar o que vivi / Me colori para contar o que chorei / Me colori pra espantar todo meu pranto”, canta Céu, no início da faixa.

Caravana Sereia Bloom saiu em fevereiro de 2012 e sucede CéU (2005) e Vagarosa (2009). O disco, uma espécie de road-álbum, distanciou a cantora das jaulas da “nova MPB” e garantiu a ela o Grammy Latino de Melhor Pop Contemporâneo Brasileiro.

Caravana Sereia Bloom ganhou quatro estelas na avaliação da Rolling Stone Brasil. Leia a resenha.

Assista ao clipe no player abaixo: