Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Imerso em simbolismos, Scalene divulga clipe de “Legado”

Faixa fará parte de Eter, segundo álbum da banda

Thiago Neves Publicado em 20/04/2015, às 17h18 - Atualizado em 16/06/2015, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Scalene - Luringa
Scalene - Luringa

por Thiago Neves

Mesmo com a passagem dos anos, Brasília se mantém como um precioso celeiro de bandas de rock no país. O Scalene, fundado em 2009, é mais um prova disso. Vestidos de maneira sóbria e donos de uma sonoridade densa, os quatro jovens integrantes do grupo vivem um período valioso da carreira. Recém desembarcado do SXSW e Lollapalooza Brasil, além de prestes a lançar Éter, segundo álbum banda, Tomás Bertoni, guitarrista, conversou com o Sobe o Som sobre “Legado”, clipe lançado com exclusividade no blog.

Lollapalooza 2015: recém-chegados do SXSW, roqueiros do Scalene se dizem curiosos para ver Pharrell Williams.

Dividido em dois cenários, o vídeo, que tem a direção de Luringa, traz os integrantes em roda, executando a faixa com a energia que ela requer. Paralelamente, imagens de uma criança vestida de rei intriga o espectador. Repleto de simbolismos, Bertoni afirma que, assim como a letra, as metáforas propostas no clipe são de autoria dos próprios integrantes. “Nosso processo criativo é bem fluido, quase que involuntário, e isso faz com que a banda queira se envolver em todo o conteúdo criativo, inclusive os clipes”.

Sem nenhuma afinidade com a literalidade, Éter, nesse aspecto, é repleto de coincidências com Real/Surreal, lançado em 2013. “As faixas dialogam com o título do álbum, à medida que queríamos apresentar uma obra bem concisa”, explica o guitarrista. Entretanto, para o músico, houve uma notável evolução entre os projetos. “A proposta do Éter é a de um álbum mais objetivo, tínhamos a preocupação em amadurecer nosso som, em fortalecer as composições, e acho que conseguimos”.

Veja a capa de Éter

Em um cenário musical cada vez mais computadorizado, o Scalene destoa, fato que não incomoda Tomás Bertoni. “A gente tem segurança que nosso som é muito contemporâneo, pois nossas referencias são contemporâneas, e existe no Brasil um campo muito promissor para bandas que fazem um som como o nosso”, defende o guitarrista. Seguro do álbum que chega às lojas no dia 19 de maio, Bertoni relata o desafio criativo do grupo, “Apesar de não ser simples, nosso som é possível, estamos fazendo algo que acreditamos, sem deixar a qualidade – da música e da letra – de lado, mas ainda sim sendo completamente acessíveis”, finaliza.

Paralelamente ao lançamento do clipe de “Legado”, a banda inicia hoje a pré-venda de Éter. Quem adquirir o álbum antecipadamente via iTunes já recebe as faixas “Legado” e “Histeria”.

Veja com exclusividade o clipe de “Legado”