Exclusivo: Tagore, uma das revelações de 2014, faz cover lindo de King Crimson

Movido a Vapor, disco de estreia da banda de Recife, deve estar na lista de melhores do ano

Pedro Antunes Publicado em 04/10/2014, às 11h08 - Atualizado às 11h48

Tagore Suassuna, líder da banda Tagore
Beto Figueiroa/Divulgação

Por Pedro Antunes

O nome de Tagore Suassuna circula por aí desde 2010, quando lançou o EP Aldeia, mas ganhou força quando deixou de ser o projeto de um homem só e ganhou formato de banda e assumiu a identidade de Tagore e lançou o discaço Movido a Vapor.

O quinteto liderado ainda pelo pernambucano despiu-se dos regionalismos e preparou um cover especialíssimo para o Sobe o Som, blog dedicado à música alternativa da Rolling Stone Brasil. “I Talk To The Wind”, faixa lindíssima do disco In the Court of the Crimson King, do King Crimson. Violões, melancolia e palavras sussurradas ao vento. Os ecos da versão original do fim dos anos 1960 ainda se mostram nesta nova versão bastante reverente, mas Tagore parece acrescentar vibração e emoção à faixa.

Ouça “I Talk To The Wind”, cover do Tagore da música de King Crimson:

Suassuna forma atualmente o Tagore ao lado de Caramurú Baumgartner (percussão e voz), Julio Castinho (baixo), Emerson Calado (bateria) e João Cavalcanti (baixo, guitarra e sintetizadores).

Movido a Vapor veio quatro anos após o EP e mostra uma grande evolução sonora, consistência de banda e uma safra talentosa de músicas originais e versões reverentes – são elas: “Morena Tropicana”, de Alceu Valença, e “Todos os Olhos”, de Tom Zé.

O disco é um poderoso concorrente nas listas de melhores de 2014. Veja por sua conta nio player abaixo:

Ouça Movido a Vapor, do Tagore: