Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Fernando Temporão coroa disco encantador com versão em vinil e duas faixas inéditas; ouça

Músico carioca libera as canções bônus “Tudo Pode Ser” e “Apreço”, que integram a edição em LP de De Dentro da Gaveta da Alma da Gente

Lucas Brêda Publicado em 18/12/2014, às 15h57 - Atualizado às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernando Temporão - Divulgação
Fernando Temporão - Divulgação

Fernando Temporão não era necessariamente um estreante quando deu início à carreira solo com De Dentro da Gaveta da Alma da Gente (2013). Entretanto, após excursões pelo samba, ele foi se encontrar no encanto do indie/pop de batidas contagiantes e arranjos modernosos, sintetizados com a produção de Kassin. Agora, passado um ano do lançamento, ele reedita o álbum de estreia em vinil, e com duas faixas inéditas – ouça com exclusividade no Sobe o Som.

Fernando Temporão participou do álbum Tributo aos Novos Baianos; ouça

“Elas não entraram no disco por questões circunstanciais: tempo, quantidade de faixas, entre outras coisas”, conta Temporão. “Resolvi gravá-las porque achei interessante, ao relançar em vinil, trazer novidades musicais que vão além do formato físico.” “Tudo Pode Ser” e “Apreço” já estavam praticamente prontas na época do lançamento digital de De Dentro da Gaveta da Alma da Gente, e funcionam como extensões do álbum – e basta uma audição para comprovar.

Exclusivo: Peri Pane – clipe de “Note”

“Não tem preço o meu apreço pela vida que acendeu”, canta o carioca na primeira das duas faixas bônus. Está ali a cadência do samba e melodia do pop, mas “Apreço” ganha vida com os sintetizadores agudos e as guitarras tortas ao fundo, que carregam a faixa de forma genuína. “Fala de persistir nas iniciativas com alegria, e é uma forma de me reaproximar desse universo da música popular, tão íntimo e comum pra mim”, diz.

Ouça “Apreço”

“Tudo Pode Ser”, por sua vez, foi composta no calor das manifestações de junho de 2013. “Foi uma forma de fazer parte daquilo”, conta Temporão. “Contribuir com o sentimento geral de mudança e melhora.” A sensação de esperança permeia as duas canções e, ainda que “Tudo Pode Ser” traga tons mais reflexivos, a atmosfera de leveza é constante – assim como em todo o disco relançado em vinil.

Ouça “Tudo Pode Ser”

A edição em LP de De Dentro da Gaveta da Alma da Gente é limitada e em vinil de 180g colorido e translúcido, custando uma média de R$ 60. As faixas-bônus encaixam-se no final de cada um dos lados do disco, sendo a única mudança em relação à tracklist original. Em De Dentro da Gaveta... tocaram Donatinho (teclado), Guilherme Monteiro (guitarra) e Stephane San Juan (bateria) e Arthur Verocai, que contribuiu com os arranjos de orquestra.

Tagore lança clipe de “Poliglota”

Mas o elemento definidor do trabalho é o renomado produtor Kassin, responsável por dar o toque de autenticidade às canções. “É um produtor fantástico que, certamente, ajudou muito a levar meu disco a um lugar estético do qual eu gosto demais”, afirma Temporão. “Trabalhar com ele é muito bacana, é um amigo, temos amigos em comum.”

Para 2015, Fernando Temporão se preocupa mais em “rodar o máximo com o LP debaixo do braço”. Novas composições devem vir apenas mais para frente. “Ainda não consegui parar para pensar em um projeto de álbum novo definido”, conta. “Mas o natural é que as gravações de um novo disco já sigam em 2015.”

Ouça também a íntegra de De Dentro da Gaveta da Alma da Gente