Liniker e os Caramelows lançam clipe de ‘De Ontem’ e transformam amor em catarse; assista ao vídeo

A banda lança o clipe nesta quarta, 12, e aborda felicidade por meio da cultura voguing

Camilla Millan Publicado em 12/02/2020, às 11h00

None
Liniker em clipe de "De Ontem" (Foto: Liz Dórea)

Liniker e os Caramelows lançam o clipe da faixa "De Ontem", do álbum Goela Abaixo (2019), nesta quarta, 12. A gravação sensível e poética retrata o reencontro de uma história de amor com ênfase ao universo negro e LGBTQ+.

+++LEIA MAIS: Com Black Alien, Liniker e Drik Barbosa, Coquetel Molotov 2019 foca em inclusão de gênero e acessibilidade

Representando o sentimento compartilhado no Carnaval, o clipe possibilita uma mistura poética de voguing, amor e catarse coletiva na qual corpos dançantes em slow-motion dividem espaço com a música da banda, formada por Liniker, Rafael Barone (baixo), Pericles Zuanon (bateria), William Zaharanszki (guitarra), Renata Éssis (backing vocal), Marja Lenski (percussão), Fernando TRZ (teclados) e Éder Araújo (saxofone). 

Glitter, brilho, luzes, sorrisos e afeto possibilitam ao clipe alegria e liberdade contagiante enquanto Liniker canta: "Deserto de sereia, teceremos uma teia, no beijo meu mar. Me sambe no carnaval".

+++LEIA MAIS: Lollapalooza 2019: Entre gritos contra Bolsonaro, Liniker e os Caramelows cantam e choram o afeto

Segundo o diretor Pedro Henrique França, do coletivo Representa, o clipe de "De Ontem" tem o objetivo de "traduzir a música em imagens de amor e liberdade", e a dança foi, definitivamente, um caminho utilizado na filmagem. 

No clipe, representa-se o movimento voguing, cujos dançarinos se organizam em Casas, chamadas Houses e Kiki Houses, que possibilitam a união de pessoas em suas próprias lutas, principalmente dentro do movimento LGBTQ+ e negro. 

+++LEIA MAIS: Liniker e os Caramelows embalam a saudade com cafuné em novo disco Goela Abaixo

O diretor explica a relação entre a dança e o clipe: “O bonde da Liniker se faz presente como se fosse a House dela, a House of Liniker, onde todos os corpos são bem-vindes e felizes". Em cena, aparecem, por exemplo, Marvena, da Kiki House of Ubuntu, e Zaila, da Kiki House Casa de Candaces.

Goela Abaixo foi lançado em março de 2019 e indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa. No disco, o soul e R&B de Liniker e os Caramelows representam afeto e carinho em um álbum maduro repleto de sentimentos.

Assista ao clipe abaixo:


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS: