Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Peartree explora solidão com câmera lenta no clipe de “Hate to Say I Told You So”

Projeto de música eletrônica de Felipe Pereira revela vídeo de single e adianta lançamento de EP de estreia

Lucas Brêda Publicado em 27/08/2015, às 16h41 - Atualizado em 01/09/2015, às 18h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Felipe Pereira, cabeça por trás do projeto Peartree, em cina do clipe de “Hate to Say I Told You So” - Reprodução/Vídeo
Felipe Pereira, cabeça por trás do projeto Peartree, em cina do clipe de “Hate to Say I Told You So” - Reprodução/Vídeo

por Lucas Brêda

A leveza do single “Hate to Say I Told You So”, do Peartree, ganha cor e movimento no novo clipe da faixa, revelado com exclusividade no Sobe o Som – espaço dedicado à música alternativa no site da Rolling Stone Brasil.

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve conhecer.

No vídeo, cenas “simples” como uma mulher dançando ou um rapaz tocando guitarra adquirem nova conotação com o advento da câmera lenta. “Procurei ao máximo representar o que já tinha pensado quando compus a música”, diz Felipe Pereira, cabeça pro trás do Peartree e diretor do clipe. “Na verdade, penso vídeo na mesma proporção que penso música.”

Ele acrescenta: “Logo, o processo de criação da faixa trouxe consigo imagens que eu queria muito colocar em um ‘filme’”. As ocasiões representadas por Pereira no clipe remetem a situações mundanas, ainda que não cotidianas. Para ele, “essas imagens surgiram de inúmeros elementos que influenciam a forma como eu vejo o mundo, e isso, espero, foi transmitido no vídeo.”

Mais no SoS: Vivendo do Ócio agoniza sobre vida em metrópole no single “A Lista”.

O próprio Felipe Pereira também aparece no vídeo de “Hate to Say I Told You So”, cantando os versos açucarados da canção, com uma camiseta fechada até o pescoço e expressão serena. Em certo ponto, além das características humanas, entretanto, o vídeo começa a revelar, pouco a pouco, elementos “estranhos”, evocando uma sensação de ficção científica.

“Para mim, os elementos fantasiosos do clipe trabalham com o conceito principal da música, no sentido de transmitirem um sentimento – talvez fabricado – de que são únicos”, analisa Pereira. “Mas, na tomada final – em que vários seres fantasiosos aparecem juntos –, percebe-se que até coisas que se mostram tão diferentes são, de fato, idênticas a outras.”

Los Porongas apresenta a música “Morrenasce”.

Assista ao clipe de “Hate to Say I Told You So”, que também conta com a participação de Guillermo Santos na direção, abaixo.

“Hate to Say I Told You So” é a primeira faixa do Peartree – que é basicamente um projeto eletrônico de sintetizadores de Pereira. O single foi lançado em fevereiro deste ano, e adianta um EP completo, intitulado Intro, com lançamento agendado para o próximo dia 30 de setembro.

Garotas Suecas consolida nova formação com EP “pé no chão”; ouça.

Assim como as outras faixas do compacto, “Hate to Say I Told You So” foi gravada pelo músico em casa e “representa bem o projeto”. “Ela tem a cara, o cheiro e a estética do Peartree”, conta. “A letra é absurdamente pessoal e autocrítica, a vibe é calma, sem ser pra baixo, e os timbres representam muito a sonoridade que eu tanto buscava descobrir para inaugurar esse novo projeto.”

Intro, portanto, deve trazer a mesma energia e sonoridades de “Hate to Say I Told You So”. Pereira também promete “muito trabalho” para “fazer das apresentações uma experiência sinestésica para quem gostou do trabalho e resolveu gastar seu tempo para nos ver tocar.”