Campus Party 2021: Luiza Caspary ensina fazer arte com inclusão: 'Pessoas com deficiência são consumidores'

Em palestra durante a Campus Party 2021, Luiza Caspary refletiu sobre a acessibilidade cultural para pessoas com deficiência

Redação Publicado em 12/11/2021, às 21h21

None
Luiza Caspary (Foto: Reprodução / Instagram)

Uma das maiores feiras de tecnologia e empreendedorismo do país, a Campus Party 2021 contou com uma palestra de Luiza Caspary, nesta sexta, 12. Nela, a artista de voz refletiu sobre a acessibilidade cultural e como tornar os conteúdos das redes sociais de fácil acesso para todos os indivíduos, principalmente pessoas com deficiência. 

Caspary é cantora, dubladora e compositora pioneira por fazer música com acessibilidade. Em 2019, lançou o segundo disco autoral, Mergulho— que conta com vídeo libras e legenda descritiva para a comunidade surda. 

+++ LEIA MAIS: Quer acampar na Campus Party 2021? Conheça todas as medidas de segurança para o evento

Quando a artista comenta sobre a acessibilidade, não se refere à produtos baratos, mas sim que possam ser alcançados por pessoas surdas, cegas, entre outros. Segundo pesquisa apresentada na palestra, 24% da população brasileira tem alguma deficiência. Pensando nisso, uma boa parcela das pessoas fica de fora de shows e eventos no país.

Premiada pelos projetos, Caspary deu diversos exemplos de como tornar as redes sociais acessíveis e destacou a legenda (sem ser a automática) como o primeiro passo para quem quer começar. Além disso, citou a audiodescrição como um recurso inovador e importante para os cegos.

+++ LEIA MAIS: Campus Party by Rolling Stone: a playlist perfeita para curtir o evento, feita por nós e por você

“Precisamos entender as pessoas com deficiência como um público consumidor, e não como caridade,” finalizou Caspary.

Tudo sobre a Campus Party 2021 

Nesta edição, a Campus Party acontece em formato híbrido: entre 11 e 12 de novembro, a programação será virtual, e entre os dias 13 e 15, o festival será presencial e aberto ao público, no Centro de Eventos do Anhembi. 

+++ LEIA MAIS: Campus Party 2021: tudo que você precisa saber sobre evento presencial; acampamento, programação, venda de ingressos e mais

Para entrar na feira, é preciso estar com carteira da vacinação atualizada — seja digital ou no papel. Além disso, o festival exige o uso de máscara o tempo todo, além de recomendar o distanciamento de, pelo menos, um metro, entre as pessoas no evento.