15 anos de Ratatouille: Confira 5 curiosidades sobre a animação [LISTA]

Animação vencedora do Oscar, Ratatouille conquistou os fãs pelo enredo ousado e fora do comum

Redação Publicado em 03/07/2022, às 16h00

None
Ratatouille foi lançado em 2007 (Foto: Divulgação / Pixar)

Em junho de 2007, Ratatouille levou os fãs da Pixar para Paris e mostrou a inesperada amizade entre Linguini, um jovem humano com a chance de trabalhar no renomado restaurante Gusteau's, e Remy, um rato que sonha se tornar um chef de cozinha.

Vencedora do Oscar de Melhor Filme de Animação, o longa-metragem conquistou o público com o cenário francês e os inúmeros detalhes realistas, mostrando que até um rato desprezível pode ser um protagonista heróico. Para comemorar os 15 anos de lançamento do filme, separamos 5 curiosidade sobre a icônica animação da Disney. Confira:

+++ LEIA MAIS: 4 filmes sobre comida para se deliciar: Sem Reservas, Ratatouille e mais [LISTA]


Linguini e o vitral repleto de Mickey's Mouse

Quando Linguini leva Remy para fora do restaurante, ele pega sua bicicleta e a pedala freneticamente pelas ruas de Paris, passando por uma catedral com um enorme vitral circular.

A borda da janela parece ser feita de pequenas cabeças de Mickey, seguindo a tradição da Disney de incluir Mickey's "escondidos" em seus filmes.

Linguini passa por uma catedral com um enorme vitral

+++ LEIA MAIS: 18 anos de Lilo e Stitch: Confira 5 curiosidades sobre a animação da Disney


Anton Ego e a morte

O crítico gastronômico Anton Ego está ligado à morte por meio de diversos símbolos visuais. A sala de trabalho dele é em formato de caixão, a máquina de escrever remete a uma caveira. 

Ego é apresentado com o apelido "The Grim Eater", que faz referência ao termo em inglês "the grim reaper," criaturas que representam a morte. O apelido faz uma brincadeira com o crítico já uma crítica ruim dele pode "matar" um restaurante.

Anton Ego é conhecido como "The Grim Eater" no filme

+++ LEIA MAIS: 6 cópias absurdas de animações de sucesso [LISTA]


O mímico de Os Incríveis

Três anos antes de Ratatouille, Brad Bird dirigiu Os Incríveis, e um dos vilões do filme, um mímico ladrão de bancos chamado Bomb Voyage, faz duas breves participações especiais. 

Ele é visto pela primeira vez na primeira página de um jornal que Colette está lendo. Mais tarde no filme, Linguini e Colette andam de patins por Paris, enquanto Bomb Voyage se apresenta em uma ponte.

Bom Voyage é um vilão em Os Incríveis

+++ LEIA MAIS: Disney: Minnie Mouse troca vestido clássico por terno de Stella McCartney; entenda


Os menus do Gusteau's não mostram os preços

Restaurantes extravagantes com estrelas Michelin geralmente não têm preços nos menus na vida real, e o Gusteau's parece seguir essa tradição. Quando os menus são mostrados ao longo do filme, nunca há preços visíveis escritos ao lado dos pratos.

Gusteau's é um restaurante chique em Paris


As revistas com o Chef Gusteau

Logo no começo do filme, a história do Chef Gusteau é contada e, em certo momento, vemos capas de revistas com o aclamado cozinheiro. As publicações Cuisine at Home e Bon Appétit existem na vida real e, na animação, cada capa mostra uma quantidade incrível de detalhes, incluindo manchetes e códigos de barras com preços.


BÔNUS: O cachorro de Up - Altas Aventuras

Enquanto Remy anda por diversos apartamentos tentando encontrar um lugar seguro, vemos a sombra bem definida de um cão. Até 2009, o momento passou despercebido, mas com o lançamento de Up - Altas Aventuras, o público percebeu que a sombra pertence ao cachorro Dug, da Pixar.

O estúdio trabalha em seus filmes de animação há anos, então é possível que os criadores tenham colocado o easter egg antes que os fãs soubessem procurá-lo. 

+++ LEIA MAIS: 5 animações da Pixar para fazer você chorar: de Luca a Up - Altas Aventuras [LISTA]