Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

15 cinebiografias incríveis indicadas ao Oscar; King Richard: Criando Campeãs, Ray e mais [LISTA]

Inspiradas em estrelas do rock, ativistas da paz ou importantes figuras políticas, as cinebiografias são um dos gêneros mais indicados ao Oscar

Beatriz Bim (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 26/02/2022, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Will Smith em King Richard: Criando Campeãs | Natalie Portman em Jackie | Jamie Foxx em Ray (Foto: Reprodução / Rotten Tomatoes)
Will Smith em King Richard: Criando Campeãs | Natalie Portman em Jackie | Jamie Foxx em Ray (Foto: Reprodução / Rotten Tomatoes)

Um dos gêneros mais populares do Oscar são as cinebiografias. Indicadas comumente nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Ator, as produções costumam agradar à crítica - e o público - levando as desejadas estatuetas para a casa.

Uma das provas que as cinebiografias são amadas pela Academia é a premiação de 2022. Indicados ao prêmio há, pelo menos, uma produção do gênero em quase todas as categorias. Como Melhor Atriz, por exemplo, três das cinco estrelas foram nomeadas por performances baseadas em figuras reais.

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]

Não é de se estranhar, portanto, que os filmes baseados em histórias reais estejam cada vez mais populares. Nos próximos anos estão previstos para estrear produções sobre Elvis Presley, Marilyn Monroe, Tim Jones, Bob Dylan, J. Robert Oppenheimer, Gene KellyAudrey Hepburn e Michael Jackson.

As histórias responsáveis por inspirar os longas são diversas: estrelas do rock, gênios da física, ativistas da paz, pintores icônicos e importantes figuras políticas. Pensando nisso, a Rolling Stone Brasilseparou 15 cinebiografias incríveis indicadas - e vencedoras - do Oscar, de acordo com as sinopses do Rotten Tomatoes. Confira:

+++LEIA MAIS: Não Olhe Para Cima: 4 curiosidades sobre filme; dente quebrado de Jennifer Lawrence, indicações ao Oscar e mais [LISTA]


Gandhi (1982)

“Este aclamado drama biográfico apresenta os principais eventos da vida de Mohandas Gandhi (Ben Kingsley), o amado líder indiano que se opôs ao domínio britânico sobre seu país. Dedicado ao conceito de resistência não-violenta, Gandhi é inicialmente destituído por oficiais ingleses, incluindo o influente Lord Irwin (John Gielgud), mas eventualmente ele e sua causa se tornam internacionalmente renomados, e suas reuniões de protesto passivo movem a Índia para a independência.”


Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (2000)

Erin Brockovich (Julia Roberts) é uma mulher em apuros. Após um acidente de carro o qual não tem culpa, Erin implora ao advogado Ed Masry (Albert Finney) que a contrate no escritório de advocacia dele. Ela se depara com alguns registros médicos colocados em arquivos de imóveis. Ao convencer Ed de permiti-la que investigue, Erin descobre um encobrimento envolvendo água contaminada em uma comunidade local que está causando doenças devastadoras entre os moradores.”

+++LEIA MAIS: Elvis: Austin Butler interpretou Rei do Rock de forma ‘humanizada,’ afirma diretor Baz Luhrmann


Frida (2002)

“Esta é a verdadeira história de Frida Kahlo (Salma Hayek) e seu marido Diego Rivera (Alfred Molina), pintores que se tornaram os artistas mais aclamados da história mexicana, e cujo caso de amor tempestuoso, viagens marcantes para a América, e personalidades ultrajantes os tornaram lendários.”


Ray (2004)

“O lendário músico de soul Ray Charles é interpretado por Jamie Foxx nesta cinebiografia vencedora do Oscar. O jovem Ray vê seu irmão de 7 anos se afogar. Quando ele perde a visão aos 9 anos, sua mãe trabalhadora (Sharon Warren) pede que ele não sinta pena de si mesmo. Ele sobe na hierarquia do jazz de Seattle, lutando contra o vício em drogas e a infidelidade enquanto está na estrada. Apoiado por sua esposa (Kerry Washington), Ray Charles redefine a música soul e inspira uma geração.”

+++LEIA MAIS: Michael Jackson: Tudo que sabemos sobre cinebiografia do ícone pop - título, envolvimento da família e mais [LISTA]


Lion - Uma Jornada Para Casa (2016)

"Saroo, de cinco anos, se perde em um trem que o leva a milhares de quilômetros pela Índia, longe de casa e da família. Ele deve aprender a sobreviver sozinho em Kolkata, antes de ser adotado por um casal australiano. Vinte e cinco anos depois, armado apenas com memórias, uma determinação inabalável e  tecnologia revolucionária conhecida como Google Earth, ele sai em busca da família perdida e finalmente retorna para primeira casa."


12 Anos de Escravidão (2013)

"Nos anos anteriores à Guerra Civil, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre do norte de Nova York, é sequestrado e vendido como escravo no sul. Submetido à crueldade de um proprietário malévolo (Michael Fassbender), ele encontra uma gentileza inesperada em outro, enquanto luta continuamente para sobreviver e manter um pouco de sua dignidade. Então, no 12º ano da provação desanimadora, um encontro casual com um abolicionista do Canadá muda a vida de Solomon para sempre."

+++LEIA MAIS: Blonde: Ana de Armas é 'atraente’ e ‘convincente' como Marilyn Monroe, revela Adrien Brody


A Teoria de Tudo (2014)

"Na década de 1960, o estudante da Universidade de Cambridge e futuro físico Stephen Hawking (Eddie Redmayne) se apaixona pela colega Jane Wilde (Felicity Jones). Aos 21 anos, Hawking descobre que tem uma doença no neurônio motor. Apesar disso - e com Jane ao seu lado - ele inicia um ambicioso estudo do tempo, o qual lhe resta muito pouco, segundo seu médico. Ele e Jane desafiam terríveis probabilidades e abrem novos caminhos nos campos da medicina e da ciência, alcançando mais do que qualquer um poderia imaginar."


O Jogo da Imitação (2014)

"Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta o ex-aluno de matemática de Cambridge Alan Turing (Benedict Cumberbatch) para decifrar códigos nazistas como o Enigma – que os analistas achavam inquebrável. A equipe de Turing, incluindo Joan Clarke (Keira Knightley), analisa as mensagens do Enigma enquanto ele constrói uma máquina para decifrá-las. Turing e a equipe dele finalmente conseguem e se tornam heróis, mas em 1952, o gênio quieto encontra a desgraça quando as autoridades revelam que ele é gay e o mandam para a prisão."

+++LEIA MAIS: Elton John diz que sua cinebiografia é melhor que Bohemian Rhapsody: ‘A minha é verdadeira’


Até o Último Homem (2016)

"A verdadeira história de Desmond T. Doss (Andrew Garfield), quem ganhou a Medalha de Honra do Congresso apesar de se recusar a portar armas durante a Segunda Guerra Mundial por motivos religiosos. Doss foi convocado e condenado ao ostracismo por colegas soldados por sua postura pacifista, mas passou a ganhar respeito e adoração por sua bravura, altruísmo e compaixão depois que arriscou sua vida - sem disparar um tiro - para salvar 75 homens na Batalha de Okinawa."


Jackie (2016)

"Após o assassinato do marido, o mundo de Jackie Kennedy (Natalie Portman) está completamente destruído. Traumatizada e atormentada pela dor, ao longo da próxima semana ela deve enfrentar o inimaginável: consolar os dois filhos pequenos, desocupar a casa que restaurou meticulosamente e planejar o funeral. Jackie rapidamente percebe que os próximos sete dias determinarão como a história definirá o legado de seu marido - e como ela será lembrada."

+++LEIA MAIS: Respect: A História de Aretha Franklin - estreia, elenco, trailer, escolhas e tudo que você precisa saber


Bohemian Rhapsody (2018)

"Freddie Mercury - o vocalista do Queen - desafia estereótipos e convenções para se tornar um dos artistas mais amados da história. O som revolucionário e as canções populares da banda levaram à ascensão meteórica da banda na década de 1970. Após deixar o grupo para seguir carreira solo, Mercury se reúne com o Queen para o show beneficente Live Aid - resultando em uma das maiores performances da história do rock 'n' roll."


Green Book: O Guia (2018)

"Dr. Don Shirley é um pianista afro-americano prestes a embarcar em uma turnê no Deep South em 1962. Precisando de um motorista e proteção, Shirley recruta Tony Lip, um segurança durão italiano do bairro norte-americano Bronx. Apesar das diferenças, os dois homens desenvolvem um vínculo inesperado enquanto enfrentam o racismo e o perigo em uma era de segregação."

+++LEIA MAIS: Amy Winehouse: Cantora ganhará cinebiografia sobre últimos dias de vida


Judy: Muito Além do Arco-Íris (2019)

"Trinta anos após estrelar O Mágico de Oz, a amada atriz e cantora Judy Garland chega a Londres para realizar shows esgotados na boate Talk of the Town. Enquanto está lá, celebra com amigos e fãs e começa um romance com o músico Mickey Deans, seu futuro quinto marido."


King Richard: Criando Campeãs (2021)

"Com uma visão clara e um plano de 78 páginas, Richard Williams está determinado a eternizar as filhas Vênus e Serena na história. Treinando nas quadras de tênis negligenciadas de Compton, Califórnia - faça chuva ou  sol - as meninas são moldadas pelo compromisso inflexível do pai e pela perspectiva equilibrada e intuição aguçada da mãe, desafiando as probabilidades aparentemente impossíveis e as expectativas que se apresentam diante delas. Baseado na história real que inspirou o mundo, King Richard segue a jornada edificante de uma família cuja determinação inabalável e crença incondicional acaba por entregar duas das maiores lendas do esporte."

+++LEIA MAIS: Paul Stanley está empolgado com novo filme do Kiss: 'Roteiro é realmente bom'


Tick, Tick… Boom! (2021)

"O filme segue Jon (Andrew Garfield), um jovem compositor de teatro que serve mesas em um restaurante de Nova York em 1990 enquanto escreve o que ele espera ser o próximo grande musical norte-americano. Dias antes de apresentar o trabalho dele em uma performance decisiva, Jon está sentindo a pressão de todos os lugares: da namorada Susan, quem sonha com uma vida artística além da cidade de Nova York; do amigo Michael, quem desistiu do sonho dele para uma vida de segurança financeira; em meio a uma comunidade artística devastada pela epidemia de AIDS. Com o relógio correndo, Jon está em uma encruzilhada e enfrenta a pergunta com a qual todos devem lidar: O que devemos fazer com o tempo que temos?"

Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]