5 filmes adolescentes que não são comédias românticas: As Vantagens de Ser invisível, Clube dos Cinco e mais [LISTA]

Para quem cansou de histórias água com açúcar, esses filmes adolescentes que não são comédias românticas são a opção ideal

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 17/10/2021, às 11h00

None
As Vantagens de Ser Invisível (Foto: Divulgação)

Filmes protagonizados por adolescentes estão entre alguns dos maiores sucessos de Hollywood, dando origem a grandes franquias como Harry Potter e Jogos Vorazes. No entanto, a maior parte dessas histórias se encaixam no gênero comédia romântica e repetem diversas vezes os mesmos clichês, como a garota nerd se apaixonando pelo aluno popular.

Por outro lado, alguns estão longe de serem apenas romances e passam mensagens muito mais profundas ou podem ser capazes até mesmo de provocar bons sustos com suas tramas envolventes e atores que, apesar de jovens, entregam grandes performances. Confira cinco filmes adolescentes que não são comédias românticas para assistir agora mesmo. As sinopses são do Rotten Tomatoes.

+++ LEIA MAIS: 5 séries adolescentes para maratonar na HBO Max: Betty, DC’s Stargirl e mais [LISTA]


Clube dos Cinco (1985)

“Cinco estudantes do ensino médio de diferentes estilos de vida aguentam uma detenção no sábado sob o comando de um diretor faminto por poder (Paul Gleason). O grupo díspar inclui o rebelde John (Judd Nelson), a princesa Claire (Molly Ringwald), a rejeitada Allison (Ally Sheedy), o inteligente Brian (Anthony Michael Hall) e Andrew (Emilio Estevez), o atleta. Cada um tem a chance de contar sua história, fazendo com que os outros os vejam de forma um pouco diferente - e quando o dia termina, eles questionam se a escola um dia será a mesma.”


As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Charlie (Logan Lerman) é um adolescente socialmente desajeitado, sempre observando a vida do lado de fora, até que dois alunos carismáticos se tornem seus mentores. O espírito livre Sam (Emma Watson) e seu meio-irmão Patrick (Ezra Miller) ajudam Charlie a descobrir as alegrias da amizade, do primeiro amor, da música e muito mais, enquanto um professor desperta os sonhos de Charlie de se tornar um escritor. No entanto, enquanto seus novos amigos se preparam para ir para a faculdade, a tristeza interior de Charlie ameaça destruir sua confiança recém-adquirida.”

+++ LEIA MAIS: Barraca do Beijo: 5 outras produções adolescentes com o elenco do filme [LISTA]


Quase 18 (2016)

“Todo mundo sabe que crescer é difícil e a vida não é mais fácil para Nadine (Hailee Steinfeld), que já está no auge da estranheza quando seu irmão mais velho Darian (Blake Jenner) começa a namorar sua melhor amiga Krista (Haley Lu Richardson). De repente, Nadine se sente mais sozinha do que nunca, até que uma amizade inesperada com um adolescente atencioso (Hayden Szeto) dá a ela um vislumbre de esperança de que as coisas possam não ser tão terríveis afinal.”


O Ódio que Você Semeia (2018)

Starr Carter (Amanda Stenberg) está constantemente vivendo entre dois mundos - o bairro pobre, e predominantemente negro, onde ela mora e o rico, principalmente branco, bairro da escola preparatória que ela frequenta. O equilíbrio desconfortável entre esses mundos é logo quebrado quando ela testemunha o tiro fatal de seu melhor amigo de infância nas mãos de um policial. Enfrentando a pressão de todos os lados da comunidade, Starr deve encontrar sua voz e decidir defender o que é certo.”

+++ LEIA MAIS: Como Eu Nunca... inova nos clichês de séries adolescentes?


Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)

“Um ano depois de atropelar um pescador e jogar seu corpo na água, quatro amigos se reúnem quando Julie (Jennifer Love Hewitt) recebe uma carta assustadora dizendo que seu crime foi visto. Enquanto persegue quem ele pensa ser o responsável pela carta, Barry (Ryan Phillippe) é atropelado por um homem com um gancho de carne. O derramamento de sangue só aumenta a partir daí, enquanto o assassino com o anzol continua a perseguir Julie, Helen (Sarah Michelle Gellar) e Ray (Freddie Prinze Jr.).”