5 filmes de terror para quem quer conhecer o gênero cinematográfico - It, Corra! e mais [LISTA]

Gênero cinematográfico possui produções diversas - e algumas são ótimas para quem quer saber mais sobre terror

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 01/10/2021, às 12h04 - Atualizado às 14h05

None
Bill Skarsgard como Pennywise em It: A Coisa 2 (Foto: Reprodução/Warner Bros.)

O gênero do terror, um dos mais diversos e populares de Hollywood, reinventou-se ao longo dos anos e se manteve popular, especialmente quando chega em outubro, mês do Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas — ou Dia do Saci para os brasileiros. No entanto, nem todo mundo adora produções de horror, e pode querer alguma introdução ao gênero antes de mergulhar nos longas mais intensos e aterrorizantes.

Como Screen Rant apontou, terror é um gênero variado, o qual contém longas de diversos níveis de medo. Segundo o site, a introdução ideal para essa categoria de produção é um filme assustador, mas não muito assustador, responsável por ajudar novos espectadores a estabelecer expectativas adequadas.

+++LEIA MAIS: Maligno é homenagem a 'filmes estranhos' de terror de 1980 e 1990, diz James Wan

Veja, abaixo, cinco filmes de terror para quem quer conhecer o gênero cinematográfico, de acordo com lista do Screen Rant.


Corra! (2017)

Corra! é um renomado filme de terror psicológico, o qual serve como boa introdução ao gênero por ser ótimo independente do gênero. Ou seja, com o incrível roteiro e direção de Jordan Peele, o longa conta com ótimas atuações e críticas sociais, como Screen Rant explicou - além de, claro, entreter boa parte do público.

+++LEIA MAIS: Halloween: filme de terror foi ‘ponto alto da carreira,’ diz Jamie Lee Curtis


O Iluminado (1980)

Dirigido pelo lendário Stanley Kubrick, o status de O Iluminado se mantém por anos. É útil como introdução ao terror porque apresenta ao público personagens atraentes, uma história simples, mas eficaz, e cenas com sustos suficientes para manter o espectador na ponta da cadeira.


It (2017)

Ambas versões de 1990 e 2017 são ótimas introduções ao gênero, porque se concentram em um grupo de crianças, as quais são identificáveis ​​para um público mais jovem, diferente da maioria dos filmes de terror. Principalmente para fãs de Conta Comigo (1986) ou Stranger Things, It é o primeiro filme de horror essencial.

+++LEIA MAIS: Maligno: Como Aquaman influenciou filme de terror de James Wan?


A Noite dos Mortos-Vivos (1968)

Apesar de ter mais de 50 anos, o filme possui alguns sustos e momentos tensos. É uma alegoria tensa e emocionante sobre o clima político da época e racismo. A Noite dos Mortos-Vivos também impacta produções de zumbis e terror até os dias atuais, além do impacto histórico.


Sexta-Feira 13 (1980)

Sexta-feira 13 é um filme de horror que serviu de inspiração para inúmeros outros longas. Ajudou a solidificar as expectativas e regras de um filme de terror para adolescentes, além de gerar sequências com um dos personagens mais famosos de todos os tempos no gênero: Jason Voorhees.

+++LEIA MAIS: Round 6: Jung Ho-yeon achou filmagens da série 'aterrorizantes'; entenda


+++MAIS SOBRE FILMES DE TERROR: Produtor de Halloween não quer crossover com Freddy Krueger e Jason

Halloween - A Noite do Terror (1978) se tornou um clássico dos filmes de terror — e especialmente do subgênero slasher — após contar a história do assassino Michael Myers. O longa estrelado por Jamie Lee Curtis e Nick Castle trilhou o caminho para diversos outros do mesmo estilo, incluindo Sexta-Feira 13 (1980)e A Hora do Pesadelo (1984). Imagine se Jason, Freddy Krueger e Michael Myers participassem da mesma produção?

Em entrevista ao CBR, Jason Blum, produtor de Halloween - A Noite do Terror (1978), disse: "Sempre passamos por essa ideia, porque é natural querer juntar Freddy com Jason, e Leatherface [de O Massacre da Serra Elétrica] também entrou nesse rol de grandes assassinos do terror. Mas, eu ainda acho como Michael foi o primeiro, e manter isso intacto é o melhor que fazemos, apesar de cada personagem ter próprio apelo."

+++LEIA MAIS: Halloween Kills: Como pandemia de covid-19 afetou roteiro do filme?

Continuando com as opiniões impopulares, Blum também acrescentou como "nunca foi fã de Jason Voorhees," mas explicou como entende toda a adoração dos fãs pela franquia Sexta-Feira 13. Com Freddy Krueger, o caso é diferente: admira muito o personagem, especialmente o humor.