5 mães icônicas do cinema: Dona Hermínia, Mulher Elástico e mais [LISTA]

Para comemorar o Dia das Mães, que acontece neste domingo, 8, a Rolling Stone Brasil separou cinco mães icônicas do cinema

Redação Publicado em 08/05/2022, às 14h00

None
Paulo Gustavo como Dona Hermínia em Minha Mãe é Uma Peça (Foto: Divulgação) | Mulher Elástico (Foto: Divulgação)

Existem mães de diversos estilos, elas podem ser carinhosas, engraçadas ou mais sérias, de sangue ou de coração. Mas, independente de como são as mães, elas sempre querem o melhor para seus filhos — e isso pode ser retratado no cinema, que representa a maternidade de inúmeras maneiras. 

Para comemorar o Dia das Mães, que acontece neste domingo, 8 de maio, a Rolling Stone Brasil separou cinco mães icônicas do cinema. Confira:

+++ LEIA MAIS: Minha Mãe é uma Peça: Família de Paulo Gustavo doa figurino de Dona Hermínia para sorteio de Dia das Mães


Dona Hermínia - filmes Minha Mãe É Uma Peça

Paulo Gustavo como Dona Hermínia (Foto: Divulgação)
Paulo Gustavo como Dona Hermínia (Foto: Divulgação)

 

Personagem dos filmes Minha Mãe É Uma Peça, Dona Hermínia foi criada por Paulo Gustavo com o intuito de homenagear a mãe Dea Lúcia Vieira Amaral. Ela é uma mulher de meia-idade, divorciada do marido, e que não larga o pé dos três filhos, Garib (Bruno Bebianno), Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo) — por isso, tornou-se uma das mães mais icônicas do cinema


Mulher Elástico - Os Incríveis (2004)

 Mulher Elástico (Foto: Divulgação)
Mulher Elástico (Foto: Divulgação) 

Helena Pêra, mais conhecida como Mulher Elástica, é mãe de Violeta, Flecha e Zezé — e faz de tudo para manter os filhos em segurança, nem que seja preciso salvar todo o planeta Terra.

+++ LEIA MAIS: 9 produções com mães incríveis para assistir no Disney+: De Frozen a Pantera Negra


Val - Que Horas Ela Volta? (2015)

Regina Casé em Que Horas Ela Volta? (Foto: Divulgação)
Regina Casé em Que Horas Ela Volta? (Foto: Divulgação)

 

Val, interpretada por Regina Casé, consagrou-se como uma das mães memoráveis dos cinemas. A personagem se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica (Camila Mardila). 


Joy - O Quarto de Jack (2015)

Brie Larson e Jacob Tremblay em O Quarto de Jack (Foto: Divulgação)
Brie Larson e Jacob Tremblay em O Quarto de Jack (Foto: Divulgação)

 

Em O Quarto de Jack (2015), Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto, sem contato algum com o mundo exterior. Mesmo vivendo um pesadelo, Joy faz o possível para tornar a vida no local suportável e ao menos, curiosa, para o filho.

+++LEIA MAIS: 5 documentários sobre os bastidores da Disney: de The Mandalorian até Pixar [LISTA] 


Claudine - Claudine (1974)

Diahann Carroll em Claudine (Foto: Divulgação)
Diahann Carroll em Claudine (Foto: Divulgação)

 

Diahann Carroll foi indicada ao Oscar pela atuação em Claudine. No filme, ela interpreta uma mãe solteira que vive no Harlem com seus seis filhos. A família passa por diversas crises — mas permanece unida até o final.