5 melhores vilões do Homem-Aranha: Doutor Octopus, Mystério e mais [LISTA]

Homem-Aranha é um dos heróis mais queridos do mundo, mas os vilões que enfrentaram o personagem muitas vezes roubaram a cena

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 13/09/2021, às 18h33

None
Alfred Molina como Doutor Octopus no trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Foto: Reprodução/YouTube)

Homem-Aranha é um dos heróis mais populares do mundo e ganhou diversas adaptações para os cinemas ao longo dos anos. Desde a trilogia com Tobey Maguire, sucesso dos anos 2000, até a adaptação com Tom Holland no MCU, todas as versões do personagem enfrentaram vilões icônicos - mas alguns se destacaram, seja pelos poderes ou planos perversos.

Alguns ficaram tão famosos que ganharam o próprio filme, como é caso de Venom. Ou então retornaram em outra franquia, como Doutor Octopus que estará de volta em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021). Independente de qual versão do Homem-Aranha enfrentaram, não há como negar que eles não deixaram barato para o herói. Por isso, o Cinema Blend selecionou os cinco melhores vilões do amigão da vizinhança. Confira:

+++ LEIA MAIS: Tobey Maguire em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa? Easter egg em trailer intriga fãs


5 - Gatuno (Homem-Aranha no Aranhaverso)

gatuno homem-aranha no aranhaverso
Gatuno (Foto: Reprodução)

 

Se a relação de Peter Parker com o tio Ben nos filmes é algo emocionante, a relação de Miles Morales (Shameik Moore) com o tio Aaron (Mahershala Ali) em Homem-Aranha no Aranhaverso (2019) é ainda mais complexa e profunda.

O fato dele ser o assassino conhecido como Gatuno e trabalhar para o Rei do Crime (Liev Schreiber) deixa o relacionamento complicado, mas quando ele se recusa a matar Miles e - é assassinado por isso - é uma cena de partir o coração.

+++ LEIA MAIS: Homem-Aranha: Qual ator recebeu menos para viver o herói nos cinemas?


4 - Mystério (Homem-Aranha: Longe de Casa)

mysterio em homem-aranha longe de casa
Mystério (Foto: Reprodução)

 

Apesar do público desconfiar que Mysterio (Jake Gyllenhaal) estava mentindo quando apareceu como um viajante de outra dimensão, a revelação de que ele trabalhava para Tony Stark (Robert Downey Jr.) com efeitos especiais feitos por drones ainda foi impressionante. Além disso, o fato dele conseguir manipular Peter (Tom Holland) e revelar a verdadeira identidade dele para o mundo o torna um vilão muito forte.


3 - Duende Verde (Homem-Aranha)

duende verde em homem-aranha
Duende Verde (Foto: Reprodução)

 

Willem Dafoe poderia receber uma indicação ao Oscar pelo papel de Duende Verde em Homem-Aranha (2002). Ele interpreta com excelência a dualidade de Norman Osborn de uma maneira que para alguns pode soar bobo, mas era ideal para uma adaptação cinematográfica de uma HQ na época em que foi lançada.

+++ LEIA MAIS: Homem-Aranha 3: Trailer bate recorde de visualizações no YouTube; entenda


2 - Abutre (Homem-Aranha: De Volta ao Lar)

abutre em homem-aranha longe de casa
Abutre (Foto: Reprodução)

 

Michael Keaton foi outro ator que fez um incrível trabalho como um dos vilões do Homem-Aranha. O propósito dele de vender armas com tecnologia alienígena para sustentar a família - e a filha Liz (Laura Harrier), que é a paixão de Peter - depois de perder o emprego por conta da equipe de limpeza de demolição de Tony Stark é difícil de argumentar contra.


1 - Doutor Octopus (Homem-Aranha 2)

doutor octopus em homem-aranha 2
Doutor Octopus (Foto: Reprodução)

 

Apesar de grandes vilões, o único personagem de todos os filmes que incorpora as melhores caraterísticas de um gênio do mal é o Doutor Octopus (Alfred Molina). A atuação emocionante torna o arco de desenvolvimento dele profundamente trágico e é por isso que muitos acreditam que Homem-Aranha 2 (2004) é o mais forte da trilogia de Sam Raimi. Não à toa, o personagem dará as caras novamente, dessa vez no MCU.

+++ LEIA MAIS: Homem-Aranha 3: Por que Doutor Estranho parece suspeito no trailer? Teoria explica