7 filmes de rock que amamos: Rock of Ages, Quase famosos e mais [LISTA]

Para comemorar o Dia Mundial do Rock nesta terça, 13 de julho, confira sete filmes ao som de muito rock and roll

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 13/07/2021, às 17h50

None
Tom Cruise em Rock of Ages (Foto: Reprodução) e Quase Famosos (Foto: Divulgação/DreamWorks)

Um dos estilos musicais mais famosos e queridos pelo público, o rock and roll nasceu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950. Logo, tornou-se parte da cultura popular e começou a ser um estilo de vida. Não se restringindo mais à indústria musical, o rock passou a ser retratado em roupas e até mesmo no cinema. 

Nesta terça, 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock and Roll. Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil selecionou sete filmes de rock que amamos, como Rock of Ages (2012), Quase famosos (2000) e mais. Confira:

+++ LEIA MAIS: 5 filmes e séries para assistir na HBO Max no Dia Mundial do Rock [LISTA]


Rock of Ages: O Filme (2012)

Com Tom Cruise, Russell Brand e Catherine Zeta-Jones no elenco, Rock of Ages: O Filme (2012) foi um sucesso no cinema ao retratar a vida de Drew (Diego Boneta) e Sherrie (Julianne Hough). A história se passa em Hollywood durante os anos 1980, enquanto os dois buscam realizar os sonhos ao som de muito rock and roll.


Escola de Rock (2003)

Dirigido por Richard Linklater, Escola de Rock (2003) conta a história de Dewey Finn (Jack Black), músico que, após ser demitido da banda, começa a trabalhar como professor. Rapidamente, se torna querido entre os alunos e, assim, juntam-se para formar uma banda, mas sem autorização dos pais.

+++ LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Rock of Ages: de inspiração em Jim Morrison a ensaio de Tom Cruise [LISTA]


The Runaways - Garotas do Rock (2010) 

The Runaways - Garotas do Rock (2010) se tornou um clássico ao mostrar Joan Jett (Kristen Stewart) e seu sonho de montar uma banda de rock formada apenas por mulheres. Mesmo com os desafios da vida, consegue alcançar a fama em Los Angeles ao lado de Cherrie Currie (Dakota Fanning) e do empresário Kim Fowley (Michael Shannon).


Quase Famosos (2000)

Quase Famosos (2000) se tornou um clássico do cinema ao misturar música, bandas de rock, a Rolling Stone e muitas referências aos anos 1970. O filme conta a história de William Miller (Patrick Fugit), de 15 anos, tendo a chance de realizar seu sonho: acompanhar a turnê da banda Stillwater como jornalista. Com talento para escrever, é notado pela Rolling Stone EUA. Assim, embarca em uma jornada para falar sobre o grupo de rock, conhecendo pessoas novas e contrariando a mãe. 

+++ LEIA MAIS: 6 curiosidades de Quase Famosos, o filme que fez muita gente querer trabalhar na Rolling Stone [LISTA]


Império dos Discos, Uma Loja Muito Louca (1995)

Com direção de Allan Moyle e estrelado por Liv Tyler, Império dos Discos, Uma Loja Muito Louca (1995) nos apresenta a um grupo de jovens que trabalham na loja de discos Empire Records. Agora, precisam ajudar o proprietário a manter a empresa, mas apenas arrecadar mais dinheiro pode não ser suficiente. 


Bohemian Rhapsody (2017) 

Bohemian Rhapsody (2017) é um drama biográfico o qual retrata a vida de um dos maiores nomes da música: Freddie Mercury. Além dele, o filme conta a história dos integrantes do Queen, como Brian May, Roger Taylor e John Deacon. Com o tempo, a banda precisa aprender a lidar com os excessos do vocalista e com o sucesso alcançado pelo grupo.

+++ LEIA MAIS: Qual é o significado de 'Bohemian Rhapsody,' do Queen?


Os Piratas do Rock (2009) 

Em Os Piratas do Rock (2009), amigos notam como a rádio BBC transmite menos de um hora de rock por dia, assim, decidem criar uma rádio pirata para disseminar a cultura do rock and roll. Com isso, começam a fazer sucesso e conseguem atingir a marca de 25 milhões de ouvintes diariamente.


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL