Além de Marighella: 5 papéis icônicos de Seu Jorge; Cidade de Deus, Irmandade e mais [LISTA]

Protagonista em Marighella, filme de Wagner Moura, Seu Jorge também estrelou diversas outras produções de sucesso ao longo da carreira

Redação Publicado em 07/11/2021, às 12h00

None
Seu Jorge em Marighella (Foto: Divulgação)

Aclamado filme com direção de Wagner Moura, Marighella estreou nos cinemas brasileiros na quinta, 4 de novembro, para apresentar ao espectador o conhecido guerrilheiro Carlos Marighella. O protagonista é interpretado pelo icônico Seu Jorge, quem foi grandemente elogiado pela atuação.

O destaque internacional com Marighella, contudo, não é algo novo. Seu Jorge, quem também é um conhecido (e premiado) artista do mundo musical, também ganhou evidência anteriormente com produções de sucesso — e um exemplo é o aclamado Cidade de Deus, com direção de Fernando Meirelles e Kátia Lund.

+++LEIA MAIS: Marighella: 5 fatos sobre o filme de Wagner Moura; de boicote no IMDb a desentendimento com Ancine [LISTA]

A atuação de Seu Jorge também ganha destaque fora das telonas. Na Netflix, o artista interpreta Edson na aclamada série Irmandade, que conta a história de Cristina (Naruna Costa), uma advogada que descobre que o então desaparecido irmão está na cadeia e é líder de uma facção criminosa.

Para aproveitar o lançamento do aclamado Marighella em 4 de outubro, a Rolling Stone Brasil listou outros cinco papéis icônicos de Seu Jorge na televisão e nas telonas; confira:

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Marighella - O Filme (@marighella_ofilme)


+++LEIA MAIS: Quem foi Marighella, personagem do filme impressionante de Wagner Moura

Edson - Irmandade

Edson - Irmandade
Na trama, Seu Jorge interpreta Edson, considerado desaparecido pela irmã Cristina (Naruna Costa), mas, de fato, líder de uma facção criminosa. A produção é dirigida por Pedro Morelli e foi renovada para uma segunda temporada na Netflix.


Mané Galinha - Cidade de Deus

Mané Galinha - Cidade de Deus
Aclamado internacionalmente, Cidade de Deus estreou em 2002 para acompanhar a história de Buscapé, um jovem pobre e negro que cresce na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. No filme, Seu Jorge é Mané Galinha, criminoso brasileiro que dominava parte da comunidade e tinha um grande inimigo: Zé Pequeno.

+++ LEIA MAIS: Seu Jorge relembra as origens e utiliza a pluralidade na arte para se conectar com o público [ENTREVISTA]


Pelé dos Santos - A Vida Marinha com Steve Zissou

Pelé dos Santos - A Vida Marinha com Steve Zissou
Dirigido pelo icônico Wes Anderson, A Vida Marinha com Steve Zissou acompanha Steve Zissou (Bill Murray), um lendário explorador subaquático, famoso pelos seus rompantes de temperamento e também pelos documentários que faz sobre a vida no fundo dos oceanos. Na trama, Seu Jorge é Pelé dos Santos e também é responsável pela trilha sonora com releituras de músicas de David Bowie.


Massu - Casa de Areia

Massu - Casa de Areia
Estrelada por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, o filma acompanha uma mulher grávida que, após a morte do marido em um acidente, se junta à sua mãe para tentar sobreviver no rigoroso deserto do Nordeste brasileiro. A produção conta com Seu Jorge no papel de Massu, um morador local que as ajuda.

+++LEIA MAIS: Wagner Moura sobre filme Marighella: ‘Não vê-lo acontecer por ignorância de uma censura é doloroso’


Beirada - Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro

Beirada - Tropa de Elite 2:
No filme protagonizado por Wagner Moura, Seu Jorge interpretou Beirada, um traficante que, em um momento da produção, lidera uma rebelião no presídio. A história de Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro consiste em acompanhar o protagonista Capitão Nascimento em um novo cargo e precisando ligar com disputas políticas.