Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Barbie: Conar suspende exibição de trailer nos cinemas

Liminar vale para sessões de filmes com classificação de 12 anos

por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 11/07/2023, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Margot Robbie em cena de Barbie (Reprodução)
Margot Robbie em cena de Barbie (Reprodução)

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) emitiu liminar pedindo a suspensão da exibição do trailer do filme Barbie em sessões cuja classificação indicativa é de 12 anos. O pedido é baseado no artigo 2° do Estatuto da Criança e do Adolescente, que estabelece a idade de proteção da criança.

Em nota enviada à Folha de S.Paulo, o Conselho afirmou que:

“a relatora da representação concedeu liminar parcial, levando em conta que o teaser [de Barbie] está em exibição ostensiva para o público infantil e com cenas de não urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro, o que viola recomendações da seção 11 do Código.”
Ryan Gosling em cena de Barbie
Ryan Gosling em cena de Barbie (Reprodução)

Trailer de Barbie

O trailer faz referência clara a 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968), colocando em cena crianças brincando com bonecas no deserto e as destruindo em seguida. 

Barbie recebeu críticas positivas na estreia em Los Angeles que ocorreu no último domingo, 9. O longa chega aos cinemas brasileiros em 20 de julho e conta com Margot Robbie e Ryan Gosling no elenco principal.