Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Barbie: Filipinas libera filme, mas coloca condição

Conflitos geopolíticos levaram censores a pedir que mapa seja borrado em cenas

por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 13/07/2023, às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Margot Robbie em 'Barbie' (Divulgação)
Margot Robbie em 'Barbie' (Divulgação)

O painel de censores filipino aprovou a exibição de Barbie nos cinemas, desde que mapa que supostamente mostra disputa marítima seja borrado. O filme tem lançamento marcado para o dia 19 de julho no sudeste asiático.

A análise teve início na semana passada com base na decisão do Vietnã que vetou o longa-metragem no país. O Departamento de Cinema do Vietnã alegou que o mapa representa a chamada linha das nove raias, usada pela República Popular da China para demarcar território marítico reivindicado pelo governo vietnamita. 

Ryan Gosling em 'Barbie' (Reprodução)
Ryan Gosling em 'Barbie' (Reprodução)

Em carta enviada ao estúdio da Warner Bros. (via The Guardian), o conselho reconheceu, no entanto, que o mapa cartunesco "retratava a rota da jornada fictícia de Barbie da Barbie Land ao 'mundo real', como parte integrante da história", em vez de um manifesto geopolítico. Ainda assim, foi exigido que o mapa seja borrado nas cenas.

Barbie chega ao Brasil no dia 20 de julho, quando estreia também Oppenheimer. A coincidência nas datas não ofuscou nenhum dos filmes. Prova disso é o fato de que o Noitão Oppenbarbie, no Petra Belas Artes, já tem ingressos esgotados.