Batman: Christopher Nolan tinha dúvidas sobre Coringa de Heath Ledger no começo; entenda

A atuação de Heath Ledger como Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas é icônica, mas inspirou dúvidas em Christopher Nolan inicialmente

Redação Publicado em 13/12/2021, às 17h40

None
Heath Ledger (Foto: Carlo Allegri / Getty Images)

A atuação de Heath Ledger como Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) é, talvez, uma das mais aclamadas em filmes de super-heróis ao longo da história do cinema. Da icônica risada aos trejeitos, o ator trouxe originalidade ao personagem dos quadrinhos da DC Comics, enquanto se manteve fiel à proposta. O diretor do longa Christopher Nolan, no entanto, tinha dúvidas sobre a performance no começo.

Primeiro, é importante relembrar que Ledger fazia parte do elenco muito antes do roteiro de Cavaleiro das Trevas ser escrito. De acordo com o Indie Wire,Nolan não tinha ideias de atores para ocupar o papel do Coringa e Ledger fez pressão para conseguí-lo, e se preparou durante meses para a performance: "[Heath] teve muito tempo para se tornar obcecado por isso, pensar no que ia fazer, realmente resolver tudo," disse o diretor. 

+++LEIA MAIS: Heath Ledger recusou o papel de Batman antes de ser eternizado como Coringa de Nolan: 'Nunca vou participar de um filme de super-herói'

Alguns elementos da performance de Ledger colocaram dúvidas na cabeça do diretor, especialmente a voz. Inicialmente, Nolan não gostou da abordagem do ator sobre a voz do Coringa, de acordo com informações do Cheat Sheet. "O jeito como ele fez tudo de maneira repentina. Haviam momentos em que você fiz: 'Oh, isso está exatamente certo,' e outros em que você pensa: 'Espero que isso seja bom, porque não faço ideia.'"

A voz, hoje tão característica do personagem, era imprevisível na época, o que ajudou a construir a identidade do Palhaço do Crime. "Era muito assustadora porque mudava de tom. Você nunca sabia em qual direção o tom iria. Era igual aos movimentos, você não sabia o que ele faria com as mãos, o modo como se mexia, era sempre uma surpresa. A voz também. Às vezes ameaçadora, às vezes como uma música e leve."

+++LEIA MAIS: Warner queria a origem do Coringa de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas; o que aconteceu? 

Nolan explicou como a equipe britânica no set de filmagens também não entendeu a versão de Ledger, pois estavam muito acostumados com Jack Nicholson — ficaram mais confusos do que entretidos porque "não sabiam o que ele estava fazendo." O brilhante ator, porém, convenceu o staff: "Depois de alguns dias, falaram: 'Ele é o negócio,' como dizem. Conseguiam sentir."