Batman: Como maquiagem de Robert Pattinson foi feita? Maquiadora responde

Naomi Donne, designer de maquiagem de The Batman, revelou como foi feita a maquiagem sombria de Robert Pattinson - e o significado dela na narrativa

Redação Publicado em 14/03/2022, às 18h07

None
Robert Pattinson como Batman (Foto: Reprodução / Warner)

Naomi Donne, designer de maquiagem de The Batman(2022), revelou como a maquiagem escura de Robert Pattinson (Tenet) foi feita. A artista explicou em entrevista ao Polygon a importância da caracterização do Homem-Morcego no filme de Matt Reeves (Deixe-me Entrar).

Donne afirmou que o resultado final da maquiagem do Batman foi algo pensado pelo diretor do longa: “Matt estava realmente interessado em que houvesse restos [da maquiagem nos olhos] quando ele tirasse a máscara, então ficamos com essa ideia.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Batman (@thebatman)

+++LEIA MAIS: The Batman: Warner Bros. proibiu Pinguim de fumar no filme; entenda

“Na verdade, tiramos a máscara, olhamos o que restava, e usamos isso,” complementou a maquiadora. “É muito difícil tirar a maquiagem dos olhos pretos, e nós ficamos com ela. Para iluminá-la, aplicamos esse pigmento levemente brilhante para adicionar um pouco de luz e refletir a iluminação da mesma maneira que seu figurino.”

Para Donne, a técnica também servia como uma metáfora da batalha interna do personagem ao se identificar como Batman e Bruce Wayne. A maquiadora comentou: "Em todos os momentos [do filme], [a maquiagem] nunca foi limpa. Sempre veio dos restos da máscara. Foi a maneira de Batman permanecer em Bruce Wayne mesmo após ele tirar o traje".

+++ LEIA MAIS: The Batman: Filme de Matt Reeves é ‘estranho, triste e tocante,’ afirma Robert Pattinson

Além desses fatores a artista também admitiu que a principal inspiração de Reeves para o visual de Batman foi o músico Kurt Cobain. O cineasta confirmou a alegação à Empire: “[Pattinson] tem aquela coisa de KurtCobain, em que ele parece uma estrela do rock, mas você também sente que ele poderia ser um recluso."

Apesar de ser responsável pela maquiagem do personagem, Donne não foi a primeira a revelar a importância da caracterização sombria do Homem-Morcego. Segundo Reeves revelou em entrevista à Esquire, a transformação tinha o intuito de mostrar “a teatralidade para se tornar o personagem.”

+++ LEIA MAIS: The Batman: Paul Dano se arrepende de uniforme de Charada; entenda

“Você não pode colocar a máscara e não passar tinta. Todos os Batmans usaram isso. Amo a ideia dele tirando a máscara e estar pingando de suor,” concluiu o diretor de Planeta dos Macacos: A Guerra (2017), referindo-se a maneira borrada da maquiagem do Homem-Morcego.


The Batman (2022)

Próxima adaptação da DC, The Batman (2022) é dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson (Tenet) no papel de Bruce Wayne.

+++LEIA MAIS: The Batman: Sinopse, trailer e tudo que sabemos sobre filme com Robert Pattinson [LISTA]

O elenco conta com Zöe Kravitz como Mulher-Gato, Paul Dano como Charada e Colin Farrell como Pinguim. O longa-metragem chegou aos cinemas brasileiros em 3 de março. Confira o trailer:

Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]