The Batman: Matt Reeves responde críticas sobre duração do filme: ‘É imersivo’

Matt Reeves, diretor de The Batman, respondeu às críticas sobre duração do filme do Homem-Morcego - e explicou porque o longa tem quase três horas

Redação Publicado em 02/03/2022, às 17h19

None
Matt Reeves (Foto: Alberto E. Rodriguez / Getty Images)

Matt Reeves (Deixe-me Entrar), diretor de The Batman (2022), comentou sobre as críticas feitas a respeito da duração do longa estrelado por Robert Pattinson (Tenet). O cineasta compartilhou ao The New York Times sobre a importância da extensão para a narrativa.

The Batman tem 176 minutos (2h56min) de duração - produção mais longa do Homem-Morcego, superando Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). A escolha foi alvo de diversas críticas, com alguns afirmando que o filme é incapaz de sustentar a narrativa durante as extensas horas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Batman (@thebatman)

+++ LEIA MAIS: The Batman: Filme de Matt Reeves é ‘estranho, triste e tocante,’ afirma Robert Pattinson

Apesar disso, Reeves descartou as preocupações. O diretor afirmou: “Após ver o filme, [a duração] deixa de ser um problema. [The Batman] é imersivo, leva você junto e o mantém.” O cineasta, quem testou o longa com o público de pré-visualização, continuou: “A propósito, já foi mais longo”.

O diretor de Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) comentou também sobre os planos da Warner Bros. de transformar o filme do Homem-Morcego em um precursor de uma nova franquia, incluindo um spin-off sobre o vilão Pinguim e uma série animada do Batman.

+++LEIA MAIS: The Batman: Warner Bros. proibiu Pinguim de fumar no filme; entenda

“O Batverso, se fizermos nosso trabalho direito, é o começo de muito disso,” afirmoy Reeves. Para o cineasta, as produções fazem parte de uma estratégia do estúdio de seduzir o público em uma época na qual não se consome conteúdo nos cinemas como antigamente.

“É um momento assustador para ir ao cinema em geral, e essas empresas estão tentando encontrar o caminho. Talvez essas [estratégias funcionarão como] blocos de construção que serão responsáveis por manter os filmes cinematográficos vivos,” concluiu Reeves.

+++LEIA MAIS: The Batman: Colin Farrell visitou cafeteria maquiado como Pinguim: ‘Muito divertido’


The Batman (2022)

Próxima adaptação da DC, The Batman (2022) é dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson (Tenet) no papel de Bruce Wayne.

O elenco conta com Zöe Kravitz (Alta Fidelidade) como Mulher-Gato, Paul Dano (Sangue Negro) como Charada e Colin Farrell (Magnatas do Crime) como Pinguim. O longa estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta, 3. Confira o trailer:

Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]