Com Oscar 2022, Lin-Manuel Miranda pode ganhar raro prêmio EGOT

Se ganhar um Oscar, Lin-Manuel Miranda será o 17º artista a conquistar um prêmio EGOT

Redação Publicado em 09/02/2022, às 10h16

None
Encanto, nova animação da Disney (Foto: Divulgação) │Lin-Manuel Miranda (Foto: Astrid Stawiarz/Getty Images)

Lin-Manuel Miranda pode conquistar um prêmio raro com o Oscar 2022. O ator, compositor, dramaturgo, cantor, produtor e diretor concorre à Melhor Canção Original e, caso leve a estatueta, será o 17º artista a conquistar um EGOT - a combinação de um Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards. (Via Vanity Fair)

Na 94ª cerimônia do Oscar, Miranda concorre com a canção “Dos Oruguitas,” da animação Encanto (2021). Além disso, Miranda ganha destaque com as indicações de Tick, Tick…Boom!, filme que marca sua estreia na direção.

+++ LEIA MAIS: Encanto: Lin-Manuel Miranda comenta desafios ao compor músicas da Disney

Miranda concorreu anteriormente à mesma categoria com “How Far I’ll Go”, de Moana (2016). Além disso, possui três Grammy Awards: Melhor Álbum de Show Musical, Melhor Álbum de Teatro Musical e Melhor Música Escrita para Mídias Visuais.

Ao longo da carreira, Miranda foi indicado sete vezes ao Emmy Awards e ganhou duas estatuetas na premiação pelo número de abertura do Tony Awards 2013 e pela produção de Hamilton (2015).

+++ LEIA MAIS: Encanto: 'We Don't Talk About Bruno' entra nas músicas mais ouvidas do Youtube; entenda

O primeiro passo de Miranda em direção ao EGOT aconteceu em 2008, quando o artista ganhou um Tony Awards de Melhor Trilha Sonora Original por In the Heights. O músico repetiu o feito com Hamilton.

Oscar 2022

A cerimônia do Oscar 2022 acontece em 27 de março, tradicionalmente no Dolby Theatre, na Califórnia, Estados Unidos. Segundo a Variety, pela primeira vez desde 2018, a cerimônia deste ano contará com um apresentador ou apresentadora fixo.

+++ LEIA MAIS: Homem-Aranha 3: Como Lin-Manuel Miranda descobriu participação de Andrew Garfield no filme?

No dia 8 de fevereiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou os indicados ao Oscar 2022. Ataque dos Cães liderou a edição com 12 indicações, seguido por Duna com 10 nomeações. E, depois de muita espera, Kristen Stewart recebeu uma indicação na categoria Melhor Atriz.