Corra!: Jordan Peele ganha título de melhor roteiro do século XXI; entenda

O Sindicato dos Roteiristas da América revelou os 101 melhores roteiros do século XXI — e além de Corra!, Cidade de Deus está na lista

Redação Publicado em 07/12/2021, às 10h32

None
Daniel Kaluuya em Corra! (Foto: Reprodução)

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, o filme Corra! foi mais uma vez aclamado pelo trabalho de Jordan Peele. O Writers Guild of America (Sindicato dos Roteiristas da América) revelou na segunda, 6 de dezembro, a lista de 101 melhores roteiros do século XXI — e o icônico filme de terror está no topo da lista.

Diretor e roteirista de Corra!, Jordan Peele ganhou destaque pelo trabalho do roteiro no terror, contudo, outros grandes filmes estão na lista. Em segundo, terceiro e quarto lugar estão, respectivamente: Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), A Rede Social (2010) e o icônico ganhador do Oscar Parasita (2019).

+++LEIA MAIS: 5 filmes de terror para quem quer conhecer o gênero cinematográfico - It, Corra! e mais [LISTA]

Conforme noticiado pelo Omelete, a lista contempla mais de 20 anos de cinema e, segundo o Sindicado, destaca filmes (e os roteiristas) que ajudaram a definir a cultura. Diante disso, chama atenção um brasileiro: Cidade de Deus (2002) está no 70º lugar dos melhores roteiros do século XXI.

Também estão na lista filmes como Moonlight: Sob a Luz do Luar (6º lugar), Bastardos Inglórios (8º), Memento (10º), Her (17º), Era uma Vez em... Hollywood (22º), Batman: O Cavaleiro das Trevas (26º) e mais.

+++LEIA MAIS: Maligno é homenagem a 'filmes estranhos' de terror de 1980 e 1990, diz James Wan

Algumas animações aclamadas fazem parte da lista de melhor roteiro do século XXI: Divertidamente (2015) ocupa o 29º lugar, Up - Altas Aventuras (2009) é o 33º, WALL-E (2008) é o 35º e Toy Story 3 (2010) é o 44º, por exemplo. A lista completa pode ser conferida neste link.

Presidente do Comitê de Publicidade e Marketing do sindicato, Aaron Mendelsohn comentou sobre o intuito da lista (via Omelete): “Conforme votado pelos membros do Sindicato, a lista dos 101 maiores roteiros do século 21 (até agora) é uma celebração dos grandes escritores e roteiros dos últimos 21 anos e um estudo de como a escrita para a tela evoluiu e se diversificou desde o século 20.”

+++LEIA MAIS: 4 filmes para conhecer Daniel Kaluuya, astro do icônico Corra! [LISTA]

Corra!

Considerado um filme revolucionário para o terror, Corra! subverte o gênero para abordar o racismo em uma narrativa envolvente. Na trama, o fotógrafo Chris Washington descobre um segredo horripilante quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada.