De Volta Para o Futuro: Como Michael J. Fox mudou história e salvou o filme?

Quando Michael J. Fox substituiu Eric Stoltz no elenco de De Volta Para o Futuro, o tom do filme e a personalidade do protagonista também mudaram

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 22/10/2021, às 21h00 - Atualizado em 01/11/2021, às 12h20

None
Michael J. Fox como Marty McFly em De Volta Para o Futuro (Foto: Reprodução)

Com apenas 18 anos, Michael J. Fox deixou o Canadá para tentar a carreira artística em Los Angeles e, até hoje, é mundialmente conhecido pelo papel de Marty McFly na franquia de ficção-científica De Volta Para o Futuro(1985). Conquistou principalmente o público adolescente dos anos 1980 com seu carisma e personalidade e, apesar de não ter sido o primeiro a interpretar o protagonista, foi quem salvou o filme de Robert Zemeckis.

De acordo com informações do Screen Rant, Eric Stoltz foi o primeiro a viver Marty McFly em frente às câmeras. Após seis semanas do começo das filmagens, o ator passou a preocupar integrantes da equipe com sua atitude séria e foi substituído por Fox (o favorito dos produtores). O novo protagonista aproveitou a oportunidade para convencer o diretor a encarar a história de maneira diferente e refilmar algumas cenas.

+++LEIA MAIS: Os 5 melhores filmes de Michael J. Fox: de Cartas do Vietnã a De Volta Para o Futuro [LISTA]

A diferença entre Stoltz e Fox foi considerável: o primeiro intérprete de McFly achava o final do filme trágico, não cômico. O substituto fez os produtores rirem com sua interpretação das falas desde o primeiro dia no set — assim, o tom do longa-metragem também mudou e as atitudes do artista provavelmente salvaram o produto final. Para acompanhar Fox, o personagem teve todo o figurino alterado para roupas mais modernas e descoladas, e muitas partes do roteiro foram alteradas para dar mais humor, leveza e alegria aos diálogos. 


Mais sobre De Volta Para o Futuro

O filme de 1985 acompanha Marty McFly (Michael J. Fox), adolescente e amigo de um excêntrico cientista (Christopher Lloyd) quem viaja no tempo para a década de 1950 e conhece versões jovens de seus pais. Na realidade alternativa, precisa ajudá-los a se conhecerem (e se apaixonarem) ou então deixará de existir. Além dos atores mencionados, fazem parte do elenco Lea Thompson, Thomas F. Wilson, Crispin Glover e outros.

+++ LEIA MAIS: Sting e Michael J. Fox recriam cena de De Volta para o Futuro em evento