Diretor de Rust 'não tem certeza' sobre checagem da arma em filme com Alec Baldwin; entenda

Joel Souza, diretor de filme Rust, prestou depoimento à polícia sobre o acidente fatal que matou Halyna Hutchins no set da produção

Redação Publicado em 25/10/2021, às 09h42

None
Alec Bladwin (Foto: Mark Sagliocco/Getty Images for National Geographic)

Uma tragédia no set de filmagens de Rust chamou a atenção mundialmente após o astro Alec Baldwin acidentalmente matar a diretora de fotografia Halyna Hutchins nos ensaios da produção. O  obteve documentos oficiais da investigação, como o depoimento de Joel Souza, diretor do filme.The New York Times.

No depoimento (via Omelete), Souza explicou que Baldwin estava ensaiando uma cena que consistia em apontar um revólver “na direção da lente da câmera” quando a arma disparou de repente e matou Halyna Hutchins. Antes de receber a arma, contudo, foi dito que ela era “fria”, ou seja, sem balas de verdade.

+++LEIA MAIS: Alec Baldwin fala sobre acidente fatal com diretora Halyna Hutchins: ‘Meu coração está partido’

O cineasta revelou que, no momento de acidente, estava perto da câmera, ao lado da diretora de fotografia, decidindo ângulos de filmagens. Ele teria ouvido um “som de chicote e depois um estalo bem alto”, e, em seguida, percebeu que Hutchins estava com a mão no abdômen e ele estava sangrando no ombro.

Ao longo do depoimento, Souza explicou que a situação dos ensaios parecia sob controle. Como parte do protoloco, a armoreira Hannah Gutierrez-Reed e o assistente de direção Dave Halls teriam checado se a arma estava segura. No entanto, o cineasta afirmou que, em seguida, elenco e equipe fizeram pausa para o almoço e, depois, “não tem certeza se a arma foi chegada novamente”.

+++LEIA MAIS: Família de Brandon Lee se pronuncia após Alec Baldwin matar diretora Halyna Hutchins acidentalmente durante filmagens

Ainda, Joel Souza falou sobre os problemas enfrentados nos bastidores de Rust, como atrasos e demissão de vários funcionários em protesto a falta de pagamento e condições ruins no set. Apesar dessas situações, o diretor explicou que a equipe toda “se tratava de maneira cordial e se dava muito bem”.

Atualmente, o acidente fatal está em investigação pela polícia, que ainda não fez acusações formais ou prisões relacionadas ao caso. Em declaração, Alec Baldwin disse que está cooperando com a investigação.

+++LEIA MAIS: Quem é Halyna Hutchins, diretora de filme estrelado por Alec Baldwin

Alec Baldwin comenta acidente fatal em Rust

Após o acidente fatal, o astro Alec Baldwin usou as redes sociais para lamentar o ocorrido e homenagear a diretora de fotografia: "Não há palavras para transmitir meu choque e tristeza sobre o trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada."